ONLINE
12




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


Klabin recebe “Selo Sesi ODS”
Klabin recebe “Selo Sesi ODS”

Este foi reconhecimento aos programas socioambientais da empresa

FONTE: KLABIN

D

2019-09-11 às 08:10:45) Pelo terceiro ano consecutivo, a Klabin conquista o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que reconhece instituições que atuam em prol dos ODS. Nesta edição, a companhia participou com os programas “Certificação de pequenos produtores (SLIMF)” e o “Matas Legais”, que visam preservar o meio ambiente e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades próximas às regiões onde atua. Além da premiação, a Klabin recebeu menção honrosa na categoria Indústria pelos projetos inscritos.

O programa “Certificação de Pequenos Produtores (SLIMF)” surgiu da necessidade de proporcionar aos produtores rurais da região do Médio Rio Tibagi, no Paraná, uma das mais renomadas certificações florestais do mundo, o FSC® (Forest Stewardship Council®). A iniciativa faz parte da estratégia da Klabin de ter toda a madeira utilizada em seu processo produtivo certificada. Atualmente, a empresa já auxiliou mais de 177 propriedades rurais a obter a certificação.

Já o “Programa Matas Legais”, consiste em ações de planejamento da propriedade rural, conservação, educação ambiental e fomento florestal, e é realizado nos estados do Paraná e Santa Catarina. Uma das atividades do programa é orientar pequenos e médios proprietários a atuar de forma mais eficiente, rentável e socialmente responsável. Os produtores participam de cursos, visitas de intercâmbio e recebem mudas de plantas nativas gratuitamente. O programa também incentiva a silvicultura com florestas plantadas de pínus e eucalipto e espécies nativas.

A iniciativa do Prêmio Selo Sesi ODS nasceu com o objetivo de estimular e reconhecer as melhores práticas que promovam as dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam com o alcance global das metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU), que estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 49