ONLINE
6




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Klabin promove encontro de boas práticas
Klabin promove encontro de boas práticas

Evento, com o Consórcio Caminhos do Tibagi, focou troca de experiências entre representantes de associações e cooperativas que fazem a coleta seletiva na região dos Campos Gerais

FONTE: KLABIN

S

2020-02-12 às 07:30:14) O primeiro encontro sobre boas práticas do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, envolvendo os integrantes das associações e cooperativas dos municípios participantes do Consórcio Caminhos do Tibagi, aconteceu na última semana, no auditório da Unidade Puma, em Ortigueira (PR). O objetivo foi comemorar a conclusão das capacitações oferecidas aos integrantes de cooperativas das seis cidades participantes do Programa (saiba mais a seguir). Durante o evento, foram apresentados os resultados dessa iniciativa apoiada pela companhia, troca de experiências e entregues os certificados às pessoas que participaram dos treinamentos.

O evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre catadores de materiais recicláveis, gestores públicos da área de meio ambiente, consultores técnicos e integrantes do Consórcio Caminhos do Tibagi. Essa foi a primeira vez que os cooperados, associados e demais participantes do Programa de Resíduos Sólidos se reuniram em um mesmo local para trocar experiências sobre a rotina da coleta seletiva e da reciclagem em seus municípios. Na oportunidade, os participantes fizeram uma visita técnica à Unidade Puma para conhecer as operações da Klabin e como a companhia trabalha com a gestão de seus resíduos.

 

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ESPÍRITO DE EQUIPE

A capacitação dos cooperados ocorreu entre outubro de 2019 e janeiro de 2020 por meio de consultorias proporcionadas pela Klabin em cada uma das cidades participantes do Programa de Resíduos Sólidos. Foram oito módulos de quatro horas cada um, que reuniram informações e orientações sobre legislação e boas práticas dentro dos seguintes temas: Associativismo e Cooperativismo, Comunicação e Liderança, Planejamento e Segurança do Trabalho, Produção, Organização, Logística e Comercialização e Educação Ambiental e Sustentabilidade.

“As associações e cooperativas que atuam na região, juntamente com a comunidade, têm papel estratégico para o sucesso do Programa e para a consolidação de uma atitude sustentável e que garanta a gestão dos resíduos com qualidade nos seis municípios que participam do Consórcio. É por isso que valorizar esse trabalho e quem cuida dele é fundamental”, comenta Henrique Luvison, coordenador de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

Além de contribuir para o fortalecimento dos cooperados e associados, a iniciativa estimulou a integração entre os participantes e valorizou a importância de cada um para sua entidade. Quem participou sentiu a diferença. Joseane Aparecida Antunes, presidente da Associação de Materiais Recicláveis de Ortigueira, nota que a rotina de trabalho se tornou muito mais produtiva após a capacitação.

“Desde que a Associação foi criada, a demanda de reciclagem só aumenta, colocando diante de nós questões com as quais tínhamos dificuldade de lidar. Com essa formação, conseguimos melhorar nossa comunicação, perdemos a vergonha na hora de conscientizar sobre a importância da nossa atividade. Aprendemos muito sobre reciclagem, o que nos deu mais confiança em nosso trabalho”, avalia.

 

PARCERIA QUE DÁ CERTO

O Consórcio Caminhos do Tibagi é uma associação pública, sem fins econômicos, que foi criada no ano de 2012 visando o desenvolvimento sustentável, político, econômico e social dos dez municípios participantes: Reserva, Imbaú, Ortigueira, Tamarana, Telêmaco Borba, Tibagi, Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Carambeí e Ipiranga.

Em consonância com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, instaurada em 2010, uma das primeiras metas instauradas pelo Consórcio foi o desenvolvimento de um projeto integrado para a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos nas cidades participantes. Desde o início, a Klabin apoia a iniciativa, contribuindo ativamente no Programa de Apoio à Gestão Municipal de Resíduos Sólidos, do qual participam os municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi e Telêmaco Borba.

Entre 2014 e 2016, a Klabin realizou um estudo e diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos em cada uma das cidades, contribuindo com o desenvolvimento de planos de ação para cada local. Além da capacitação de todos os profissionais envolvidos, a companhia forneceu as estruturas necessárias ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem para que cada cidade pudesse colocar os planos em funcionamento.

O Programa ainda prevê o processo de licenciamento ambiental para viabilizar o Aterro Sanitário Consorciado e projetos de educação ambiental nas escolas municipais que promovem a formação dos professores e coordenadores pedagógicos para que os conceitos de coleta seletiva e reciclagem sejam trabalhados e multiplicados entre os alunos durante todo o ano.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 59