ONLINE
55




Partilhe esta Página

sr

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Klabin na Comunidade levou programa itinerante
Klabin na Comunidade levou programa itinerante

Em cinco municípios do Paraná, ampliando diálogo com moradores locais

Evento nas cidades esclareceu dúvidas sobre a atuação da Companhia e fortaleceu vínculos com munícipios

FONTE:KLABIN

02/01/26 às 10:52:48) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder em embalagens de papelão ondulado e referência em celulose de mercado de fibra curta, longa e fluff, finalizou a edição 2025 do programa itinerante Klabin na Comunidade. A iniciativa percorreu cinco municípios do Paraná — Jaguariaíva, Ventania, Tibagi, Cândido de Abreu e Ortigueira — com o objetivo de fortalecer o diálogo com os territórios onde atua. Ao longo da programação, o estande interativo recebeu mais de mil moradores de diferentes faixas etárias e ampliou o conhecimento do público sobre a presença e o impacto da Companhia na região.

O espaço foi estruturado em áreas dedicadas às florestas, à indústria e aos programas sociais. Na área florestal, mudas reais de eucalipto e pínus e vídeos explicativos ajudaram a detalhar o manejo em mosaico, método que combina áreas produtivas com a preservação da vegetação nativa. Já na área industrial, maquetes e telas exibiram as etapas da produção de celulose e papel, enquanto jogos e atividades educativas apresentaram as iniciativas socioambientais da empresa.

Os dados coletados ao longo do evento indicam que a proposta cumpriu seu papel de comunicação com o público. Segundo a pesquisa aplicada, 92,7% dos participantes afirmaram ter compreendido bem ou totalmente as informações e os processos apresentados, sem registros de respostas indicando falta de entendimento. Além disso, 92,1% disseram que a experiência contribuiu de forma decisiva para perceber o impacto da Companhia na comunidade local.

“O Programa Klabin na Comunidade foi pensado como um espaço de escuta e troca, não apenas de exposição institucional. De acordo com a nossa pesquisa, mais de 30% dos entrevistados não conheciam as ações da Klabin nas comunidades. Isso reforça a importância de um trabalho contínuo, pois quando as pessoas conseguem entender como funcionam nossas florestas, nossa indústria e nossos programas sociais, o diálogo se torna mais transparente e próximo da realidade local”, afirma Maria Harumi, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.

Além dos conteúdos institucionais, foram apresentados temas de interesse direto da população, como segurança viária, por meio de painéis informativos e um simulador interativo. No espaço, os visitantes também tiveram acesso às oportunidades de trabalho na Companhia por meio de QR Code para o cadastro de currículos e um espaço para a entrega desses documentos, reforçando o compromisso da Klabin com a contratação de mão de obra local. 

“A realização do evento em diferentes cidades mostrou que cada comunidade tem suas próprias expectativas e demandas. O projeto nos permite adaptar a conversa a cada realidade e reforçar a importância de construir relações de longo prazo, baseadas em informação clara e presença constante”, destaca Maria Harumi.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis. 

Somente no Paraná, investiu mais de R$36 bilhões nos últimos 10 anos e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. No Paraná, a área florestal da Companhia compreende mais de  679 mil hectares, sendo 40% áreas conservadas. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para os programas do Klabin Transforma: Semeando Educação, Matas Sociais, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos e Programa Klabin Caiubi. 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Global e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.