ONLINE
260




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Klabin inaugura terminal portuário em Paranaguá PR
Klabin inaugura terminal portuário em Paranaguá PR

Este, consolida a estratégia logística da empresa no Estado do Paraná. Com a operação, a Companhia poderá receber os carregamentos de celulose e papel dentro do porto

FONTE: KLABIN/ Foto: Ari Dias/AEN

2023-03-23 às 08:05:52) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, oficializou, nesta quarta-feira (22), o início das operações do Terminal Portuário Klabin (PAR-01), localizado no cais comercial do Porto de Paranaguá, no Paraná. Com capacidade de receber um milhão de toneladas de celulose e papel por ano, o Terminal faz parte do pacote de investimento em logística feito pela Companhia no Estado nos últimos anos. Com a operação, o descarregamento de celulose de fibra curta e longa, celulose fluff e papel, da Unidades Puma, localizada em Ortigueira (PR), e da Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), pode ser realizado dentro do Porto de Paranaguá.

Com estrutura que abrange uma área de 27.530 m², arrendada pela Klabin por 25 anos, em leilão realizado em agosto de 2019, a nova operação traz, ainda, produtividade e competitividade a Klabin em Break Bulk, modalidade de transporte marítimo de cargas sem a utilização de contêineres, que embarca grandes volumes diretamente na parte interna dos navios, permitindo atendimento dos clientes em grande escala e com excelência operacional.

Em relação à sustentabilidade, a localização do novo terminal tem conexão ferroviária direta com a fábrica da Klabin em Ortigueira (PR), permitindo a redução do tráfego de caminhões, o que diminui as emissões de gases de efeito estufa, e beneficia o trânsito nas vias de Paranaguá. Além disso, o terminal contará com placas solares que produzirão cerca de 270 MWh/ano, tornando a geração de energia do local mais sustentável e reforçando o compromisso da Klabin com a sua agenda ASG.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades estaduais, como o governador do Paraná, Ratinho Junior, o secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, o diretor-presidente da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Luiz Fernando Garcia da Silva, além do secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico. Na ocasião, membros da diretoria da Klabin reforçaram a importância do Terminal como parte da estratégia de negócios da Companhia. “O Porto de Paranaguá é um dos mais importantes do Brasil, além de ser a principal rota de escoamento da produção da Klabin no Estado. O novo terminal trará eficiência operacional para a Companhia, garantindo altos níveis de produtividade logística além de intensificar o desenvolvimento da infraestrutura logística no Brasil, possibilitando o uso de outros modais, além do rodoviário, para o deslocamento de cargas”, afirma Roberto Bisogni, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI na Klabin.

Com a operação, a Klabin consolida a sua estratégia logística no Estado do Paraná, trazendo ainda mais competitividade, flexibilidade e sustentabilidade para as suas operações, além de estar preparada para futuras expansões. Em 2021, a Companhia investiu R$ 300 milhões no Terminal de Conteinêres de Ortigueira, operado em parceria com a Brado Logística e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). O projeto tem capacidade para armazenar 2 mil contêineres e dobrou a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no Paraná.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Índice Mundial. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

ESCUTE TAMBÉM:

MINUTO KLABIN 119 0800 KLABIN

Maior relevância na Gestão de água da Klabin no PR: Resultado foi do balanço hídrico da Companhia em 2022