ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


Klabin e PMTB arrecadam 1t e meia de recicláveis
Klabin e PMTB arrecadam 1t e meia de recicláveis

Material, dos sete dias de Expo Telêmaco, será revertido em alimentos para associações beneficentes, por meio da Feira do Bem

FONTE: KLABIN

2024-03-23 às 10:34:01) Mais de uma tonelada e meia de materiais recicláveis foi arrecadada durante os sete dias da Expo Telêmaco 2024. A ação, promovida pela Klabin em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba e a Ambipar Environment, será concluída nos próximos dias, com a entrega das doações em frutas e verduras para associações beneficentes. A estimativa é de que cerca de 500 quilos de frutas e verduras sejam entregues para as instituições.

“O engajamento e a participação da comunidade foram surpreendentes. Isso revela o quanto todos estão abertos e respondem prontamente quando há um chamado para causa social, sobretudo quando há práticas ambientais envolvidas. Estamos falando de cerca de 214 quilos de materiais recicláveis arrecadados diariamente, um resultado excepcional e que nos orgulha”, avaliou o gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

O prefeito Marcio Matos, de Telêmaco Borba, enfatizou a importância das parcerias e do esforço conjunto para o alcance da ação. “Eu não tenho dúvidas de que a campanha de arrecadação foi um sucesso por conta da parceria entre diversas instituições. Quando todos trabalhamos juntos pelo bem comum, os ganhos são maximizados e os resultados se tornam ainda mais impactantes.”

A consultora de Tecnologia Social da Ambipar Environment, Letícia Castro, destacou o alcance da proposta.  “Levar as pessoas a destinarem adequadamente os materiais recicláveis, com um viés social, revertendo as doações em alimentos para as associações beneficentes, foi o diferencial que gerou ainda mais valor ao trabalho de conscientização.”

 

A AÇÃO

Cerca de 10 lixeiras sinalizadas foram distribuídas pelo Centro de Eventos Mieceslau Malinowski, durante a Expo Telêmaco 2024, para receber materiais feitos de metal, papel, papelão, vidro e plástico. As arrecadações foram encaminhadas para a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais ReciclaTB, participantes do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, onde serão tratadas para serem entregues à Feira do Bem, quando serão revertidas em hortifrutis para doação a associações beneficentes.

A Klabin também esteve presente na Expo Telêmaco 2024 com um estande, apresentando informações sobre sua operação no Paraná e seus programas socioambientais realizados em municípios da região.

 

PROGRAMAS ENVOLVIDOS

Desenvolvido em parceria com o Consórcio Caminhos do Tibagi e a Ambipar Environment, o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin foi idealizado para apoiar cooperativas e associações de municípios do Paraná na adequação aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Seu objetivo é envolver os setores da gestão municipal e os agentes de reciclagem locais disseminando conhecimento, qualificando e formalizando o trabalho de gestão de resíduos.

A Feira do Bem é um programa da Prefeitura de Telêmaco Borba que incentiva a destinação correta de resíduos recicláveis, trocando este tipo de descarte por alimentos produzidos, preferencialmente, por agricultores locais. A cada três quilos doados, os moradores recebem um quilo de frutas e verduras.

 

SOBRE A KLABIN

aior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

LEIA E ESCUTE TAMBÉM:

KLABIANOS SÃO TAMBÉM HOMENAGEADOS... CONFIRA: LEGISLATIVO DO PR FAZ SESSÃO EM T.BORBA. Muitas homenagens se mesclaram às reivindicações, na cidade que completou 60 anos

MINUTO KLABIN - PATROCÍNIO JOVENS PELO ESPORTE