ONLINE
15




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Klabin e Faculdade Jaguariaíva reflorestam
Klabin e Faculdade Jaguariaíva reflorestam

Área devastada atingida por incêndio foi o foco

FONTE: KLABIN

xd

2019-10-01 às 08:07:03) A Klabin e a Faculdade Jaguariaíva firmaram uma importante parceria para beneficiar o meio ambiente de toda a região de Jaguariaíva. Os alunos do curso de engenharia florestal deram início, no último sábado, 21/09, a um trabalho de recuperação de uma área de cerca de 10.000 m², que foi recentemente atingida por incêndios de causas desconhecidas. O local recuperado começa no ponto de medição da vazão do Rio Três Bocas e segue até o ponto de captação de água do reservatório. Foram plantadas cerca de 1000 mudas de espécies nativas do local.

A área de Alto Valor de Conservação (AAVC) da Klabin, onde o trabalho está sendo realizado, é extremamente importante para a região, já que faz parte da área de preservação permanente guarda uma das nascentes do Rio Três Bocas, que abastece parte da população do município de Jaguariaíva. No mesmo local a Klabin já realiza, em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto Bacia Escola, voltado para estudos na área de hidrologia florestal e os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos.

O trabalho em área cedida pela Klabin será realizado por pelo menos cinco anos e consistirá no monitoramento da sobrevivência, crescimento e adaptação de fauna e flora na área demarcada durante todo o período. “Esse tipo de parceria reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das comunidades e nosso trabalho de preservação ambiental, premissas da Política de Sustentabilidade da Klabin. Com os resultados deste estudo, poderemos avaliar juntos as possibilidades de acelerar a recuperação de áreas ambientais degradadas”, comenta Samantha Nazaré de Paiva, engenheira da área de Meio Ambiente e Certificações Florestal da Klabin.

O plantio das mudas, realizado no último sábado, envolveu cerca de 60 alunos, professores do curso de engenharia florestal, além de colaboradores da Klabin. “Estamos bastante entusiasmados em iniciar este trabalho que será de grande valia para a formação de nossos alunos, que poderão acompanhar, in loco, todas as etapas de recuperação da área. Além disso, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade social de proporcionar a recuperação de área degradada, beneficiando a população”, afirma Daniela Magossi, Coordenadora do curso de engenharia florestal.

 

PROJETO BACIA ESCOLA

A Klabin e a Prefeitura Municipal de Jaguariaíva firmaram, no início do ano, uma importante parceria para implantação do Projeto Bacia Escola, na bacia hidrográfica do rio Três Bocas. A Faculdade Jaguariaíva, através do Curso de Engenharia Florestal, já participa de ações de ensino e pesquisa na área desde 2017. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na área de hidrologia florestal e estuda os efeitos do manejo de florestas plantadas nos recursos hídricos. O local foi escolhido por suas características diferenciadas e funcionará como um laboratório ao ar livre para aprendizagem de temas relacionados à hidrologia florestal e meio ambiente.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 50