Empresa foi reconhecida pelas ações de combate à pandemia do novo Coronavírus no Paraná e por sua contribuição e compromisso com os ODS no estado
FONTE: KLABIN
2020-12-18 às 11:02:59) Pelo quarto ano consecutivo, a Klabin recebeu a certificação do Selo Sesi ODS, edição 2020. Dessa vez, o reconhecimento foi para às iniciativas e às ações da empresa no Estado do Paraná para combater a disseminação da COVID-19 e, ao mesmo tempo, impulsionar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Este ano, o Selo focou em duas categorias de boas práticas, a prevenção ao Coronavírus e as ações pós-pandemia, ambas relacionadas aos ODS no Paraná; 113 instituições entre indústrias, empresas, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e entidades de ensino ganharam o Selo.
Desde o início da pandemia, a Klabin ampliou sua atuação nas áreas de saúde e assistência social, mobilizando diferentes recursos e experiências para cumprir seu papel de empresa cidadã e ajudar a sociedade a combater o novo Coronavírus. Os impactos sociais das ações da Klabin no Paraná são amplos, onde a empresa destinou R$ 2,5 milhões no combate à COVID-19. O principal investimento foi na obra e aquisição de equipamentos para funcionamento do Hospital Regional de Telêmaco Borba, em apenas 40 dias, com 10 leitos de UTI e 40 de enfermaria, que passou a atender desde maio as sete cidades da 21ª Regional de Saúde do Paraná. A empresa também doou dez respiradores ao Hospital, que pôde dobrar o número de UTIs. Em Curitiba, foram mais de 37 mil dosadores de medicamento ao Hospital Pequeno Príncipe, além de mais de 117 mil EPIs hospitalares, que foram doados para instituições de saúde e entidades sociais no estado.
No Paraná, a Klabin participa do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à COVID-19 (COMCOVID) e desenvolveu diversas iniciativas, desde doações e a desinfecção de ruas até a produção de álcool em gel a partir da celulose microfibrilada em seu Centro de Tecnologia em Telêmaco Borba, que foi distribuído para instituições de saúde do estado e do país. Também foram implantados protocolos de saúde e de segurança para os colaboradores, que ainda estão em vigor, e também auxiliam as comunidades. Além disso, criou as campanhas “Cada Atitude Conta” e “Atitude Cidadã”, que tornaram um movimento dentro e fora da empresa, reforçando a necessidade do cuidado compartilhado e a união para resistir a essa fase desafiadora.
Em 2016, a Klabin aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, a partir desses compromissos, criou uma agenda própria de sustentabilidade: os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável (KODS), em linha com a Agenda 2030 da ONU, elaborando objetivos de curto, médio e longo prazos que organizam e orientam os marcos e os progressos para Meio Ambiente, Sociedade e Governança, prioritários para a empresa e para a sociedade.
SOBRE A KLABIN
Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
LEIA TAMBÉM:
Klabin doou R$ 2 milhões no combate ao COVID-19
Klabin entrega as obras do Hospital de TB
ESCUTE O MINUTO KLABIN 70: “Prevenção em tempos de Covid”
--