EM PARCERIA COM PODER PÚBLICO, KLABIN LEVA PARA ORTIGUEIRA (PR) PRIMEIRA ESCOLA TÉCNICA DE OPERAÇÃO FLORESTAL DO BRASIL. NA OCASIÃO, FOI ANUNCIADA POR KLABIN E RATINHO JÚNIOR A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PUMA 2
Inspirada em modelo da Escandinávia, escola terá capacidade para 800 alunos e deve começar a funcionar em 2020
FONTE: KLABIN E OBEREKANDO
2019-04-16 às 22:30:19) A primeira escola técnica de operação florestal do Brasil será sediada em Ortigueira (PR) e deve ser inaugurada no ano que vem. A criação do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira ocorre a partir de uma parceria entre a Klabin, o governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Ortigueira. A escola, com capacidade para 800 alunos, oferecerá inicialmente três cursos: técnico em Operações Florestais, técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e técnico em Agronegócio, que serão oferecidos na modalidade Integral (concomitante com o ensino médio) e subsequente (quando o aluno já tem o ensino médio e faz apenas a formação técnica). Cerca de 300 vagas serão oferecidas em regime de internato e semi-internato, possibilitando o ingresso de estudantes de diferentes regiões do País.
Além de colaborar com todo o seu pioneirismo na atividade e know how para a criação dos cursos, a Klabin assinou a escritura de “cessão de uso” dos prédios para a Prefeitura de Ortigueira, que foram utilizados como alojamento dos trabalhadores do Projeto Puma na época da construção da fábrica. A estrutura conta com quartos, banheiros, salas de aula, cozinha industrial, refeitório, campo de futebol e área de lazer. A empresa também está oferecendo os equipamentos que serão utilizados nos cursos (simuladores, Skidders, processadores e Feller Bunchers) e uma biblioteca especializada. O aporte total da Klabin é avaliado em aproximadamente R$ 23 milhões, somando o investimento aplicado na ocasião da construção, os laboratórios técnicos que serão implantados pela companhia, os projetos executivos de engenharia para a adaptação dos prédios, a biblioteca e os equipamentos. A Secretaria de Educação do Estado do Paraná realizará as obras de adaptação necessárias para acessibilidade e construirá uma oficina mecânica e uma quadra poliesportiva coberta. O investimento do Estado será da ordem de R$ 12 milhões. Para desenvolver o projeto, representantes da Klabin, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba e Prefeitura Municipal de Ortigueira visitaram, em 2017, escolas que são modelos na Finlândia e Suécia, na região da Escandinávia, referência mundial na indústria de papel e celulose.
“A Klabin mantém no Paraná uma das maiores e mais relevantes operações florestais do mundo. Temos a melhor produtividade em velocidade de crescimento e volume de madeira, os melhores equipamentos e, com a formação técnica especializada, aprimoraremos a excelência na operação desses maquinários. Essa é a primeira escola deste tipo localizada na América do Sul, portanto, é um orgulho contribuir e fazer parte da idealização deste projeto”, afirma José Totti, diretor Florestal da Klabin.
“Esta escola é a concretização de um sonho: o de oferecermos em nosso município uma educação de qualidade mundial, como vimos na Suécia e na Finlândia, possibilitando aos estudantes da cidade e de toda a região, o acesso a empregos mais qualificados e de alta tecnologia”, destaca a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach.
Como se trata de uma formação ainda inédita no Brasil, a Klabin disponibilizará instrutores que hoje formam a mão de obra especializada da companhia para participarem do processo seletivo de professores da futura escola. A empresa também já fez o contato com os principais fabricantes de equipamentos florestais do mundo e com empresas do setor para fomentar parcerias com o objetivo de equipar os laboratórios. Escolas técnicas da Suécia e Finlândia também manifestaram interesse em realizar intercâmbios futuros de alunos e professores e algumas empresas do setor agroflorestal também já se comprometeram a conceder estágios supervisionados aos alunos. “A criação da escola técnica especialmente voltada para esse fim gerará benefícios para a comunidade, que passa a ter uma opção de formação profissional inédita e de alta qualidade, e para as empresas da região e do País, que poderão contar com essa mão de obra especializada”, ressalta o diretor Florestal da Klabin.
“Este projeto fortalece o nosso sistema de ensino profissionalizante. Uma ação inovadora, que traz uma parceria importante com a Klabin, para formarmos jovens para atuar em uma área essencial para a economia do Paraná e do Brasil. Estamos trabalhando para deixar nossas escolas cada vez mais modernas e bem estruturadas”, afirma o governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior.
“Um dos grandes objetivos da Educação do Paraná é ampliar a oferta e a qualidade do ensino profissionalizante, como forma de combater a evasão escolar e aumentar as perspectivas de acesso ao mercado de trabalho. Essa parceria com a Klabin vai impactar na melhoria do ensino profissionalizante e da empregabilidade dos nossos jovens”, Renato Feder, secretário da Educação do Paraná.
Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, a Klabin é líder nos segmentos de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. A empresa mantém hoje três fábricas no Estado do Paraná: a Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba; a Unidade Puma, em Ortigueira; e a Unidade Rio Negro, em Rio Negro; além de operações florestais.
SOBRE A KLABIN
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.
A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo, Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.
A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Saiba mais: www.klabin.com.br
ORTIGUEIRA GANHARÁ PROJETO PUMA 2: MAIOR INVESTIMENTO PRIVADO DA AMÉRICA LATINA
Ao encerrar o evento principal e em seguida se dar as assinaturas de renovação de convênios entre Klabin e escolas da região de Telêmaco Borba, pelos prefeitos, em tom de surpresa a cerimonialista avisou que os diretores da Klabin, após reunião do Conselho, naquele instante comunicavam que acabavam de decidir pela construção da nova unidade, que será chamada de Projeto Puma 2, num investimento acima de 9 bilhões de reais. Será este o maior investimento privado não só do Brasil, mas de toda a América Latina.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, ao lado do presidente da Klabin Papel e Celulose, Cristiano Cardoso Teixeira, disse que a notícia é para ele, um presente de aniversário antecipado, visto que dia 19, completará 38 anos.
Serão gerados na construção, 11 mil postos de trabalho na região. A unidade Puma II abrangerá a instalação de duas máquinas com capacidade de produção de 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner. A companhia estima iniciar as atividades da nova planta em 2021.
AUTORIDADES DA REGIÃO COBERTA PELO OBEREKANDO
No evento em Ortigueira, além da prefeita anfitriã, estiveram o prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Márcio Artur de Matos; de Imbaú, Lauir de Oliveira e seu vice Jocelino Couto; de Tibagi, Rildo Leonardi, Paulinho Branco, de Sapopema, o presidente da Câmara Municipal de Curiúva, Geferson Boschetti (Phiti), secretários municipais e vereadores. Os deputados Alexandre Curi, estadual, e Sandro Alex, federal, e que é o atual secretário de Logística e Infraestrutura do Estado, estavam entre as autoridades presentes.
VEJA TAMBÉM: