ONLINE
3




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

AWEF

z

S 

D


Klabin contrata recém-formados do Senai
Klabin contrata recém-formados do Senai

Cerca de 80% dos alunos dos cursos em parceria com a instituição, estão locados entre Ortigueira e Telêmaco

FONTE: KLABIN

2021-11-17 às 09:53:14) Concluir os estudos em curso técnico de qualidade e já sair contratado para o primeiro emprego. Esta é a realidade da maioria dos estudantes formados pelos cursos técnicos ofertados pela Klabin, na região de Ortigueira e Telêmaco Borba.

Ao todo, foram três cursos patrocinados pela empresa nos últimos dois anos, em parceria com o Senai: pós-técnico em Celulose e Papel, técnico em Celulose e Papel e técnico em Mecânica. Dos 127 alunos que concluíram os cursos, 100 foram contratados ou estão em processo de admissão na Klabin, o que representa cerca de 80% dos estudantes.

“Quando iniciamos a oferta de cursos técnicos, tínhamos como objetivo dar oportunidade de trabalho para jovens profissionais da região nas vagas que surgiriam no novo projeto de expansão da Klabin, o Projeto Puma II. E hoje podemos afirmar que esse objetivo foi alcançado com sucesso”, afirma Sales Bueno, gerente de Gente e Gestão do Projeto Puma II.

O curso de pós-técnico em Celulose e Papel teve 64 formandos de Telêmaco Borba e quatro de Ortigueira. Já o curso técnico em Celulose e Papel finalizou com 25 formandos de Telêmaco Borba e quatro de Ortigueira. O curso de técnico em Mecânica, que foi oferecido apenas para alunos de Ortigueira, teve 30 formandos.

O excelente aproveitamento dos estudantes na empresa estende-se à Escola Técnica Florestal de Ortigueira. No final deste ano, a Escola vai formar seus primeiros alunos. Ao todo, mais 36 estudantes integrarão o Programa de Estágio na Klabin, oportunidade que reforça a empregabilidade na área e mostra a importância de aliar o conhecimento técnico à prática profissional.

As inscrições para o ingresso na escola estão abertas para novos alunos até o dia 26 de novembro. Os interessados precisam comparecer presencialmente à instituição, de segunda a sexta, das 08h30 às 16h30, levando os seguintes documentos: RG, CPF e histórico escolar. Os estudantes que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou 3ª série do Ensino Médio devem apresentar uma declaração escolar com a assinatura da Instituição.

 

PRIMEIRO EMPREGO

Lucas Makoski, de 21 anos, finalizou o curso técnico em Mecânica em janeiro de 2020 e hoje é operador da Linha de Fibras, da unidade Puma, em Ortigueira.  A família mora na área rural e o rapaz é o primeiro de toda sua família a trabalhar na empresa. “Meus pais se orgulham muito dessa minha conquista, principalmente pelo meu esforço para completar o curso”, explica. “Minha expectativa quando iniciei o curso era justamente ingressar na Klabin e, agora que consegui, quero ficar, adquirir experiência, me dedicar para ampliar minha capacidade e subir de cargo”, completa.

 

PAPEL DE MULHER

Milena Gomes, de 24 anos, terminou o curso de técnico em Celulose a Papel e hoje está contratada para atuar na futura Máquina de Papel 28, que faz parte da segunda fase de ampliação da Unidade Puma. “É uma honra ser uma das mulheres contratadas pela companhia, pois, antes, não víamos esse setor como opção para o público feminino. Hoje podemos ver uma realidade completamente diferente, com uma empresa, como a Klabin, que promove a igualdade entre homens e mulheres”, afirma Milena. Além de atuar em uma companhia que é referência, ela tem outro sonho próximo de se tornar realidade: entrar na faculdade de Engenharia Química ou de Produção. “Assim, pretendo reforçar ainda mais o meu aprendizado e as minhas possibilidades de crescimento pessoal e profissional”, finaliza.

Dos 100 profissionais técnicos admitidos pela Klabin, mais da metade são mulheres. Dentro do curso de pós-técnico Celulose e Papel, 80% dos contratados são do sexo feminino. Para Gladerez Solieri, consultora de Gente e Gestão do Projeto Puma II, estes números espelham o forte trabalho da Companhia em busca da diversidade entre seus profissionais. “É um sinal de que a comunidade já começa a modificar a visão de que indústria não é lugar para mulheres”, analisa.

Todos os profissionais contratados são acompanhados pela área de Gente e Gestão, que monitora a evolução profissional, fornecendo avaliações constantes. A empresa também fica atenta às novas oportunidades para convocar os profissionais que não foram chamados neste primeiro momento.

 

GERAÇÃO DE EMPREGO NAS OBRAS

As obras da primeira etapa do Projeto Puma II geraram, em dois anos, mais de 21.300 empregos diretos e indiretos. Apenas em salários foram injetados na região R$198 milhões, uma média de R$8 milhões por mês, especialmente nos municípios da região. A segunda fase do Projeto Puma II, que inclui a construção da MP28, a nova máquina de papel-cartão da Klabin, com capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, vai gerar 4 mil e 500 vagas diretas e indiretas nos próximos dois anos. O pico das atividades vai acontecer entre maio e setembro de 2022.

Atualmente, cerca de 600 trabalhadores estão atuando nas obras dessa etapa do projeto. Cerca de 85% desses profissionais são de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú. A Klabin valoriza a mão de obra local, e dá prioridade à contratação por meio das Agências do Trabalhador dos municípios da região.

 

LEIA TAMBÉM:

MATRÍCULAS PARA O CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FLORESTAL E AGRÍCOLA DE ORTIGUEIRA VÃO ATÉ DIA 26

PROGRAMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA KLABIN, NO MINUTO KLABIN

CONFIRA NA ÍNTEGRA, A LIVE "ESCOLA QUE ACOLHE: CURRÍCULO QUE HUMANIZA | KLABIN SEMEANDO EDUCAÇÃO

MINUTO KLABIN TERMINAL FERROVIÁRIO DE CONTÊINERES

Klabin lança cursos técnicos gratuitos. Ofertas são Eletromecânica e Celulose & Papel, no Paraná

KLABIN: Iniciadas as operações em Terminal Ferroviário de Contêineres no PR

MINUTO KLABIN 92

KLABIN DÁ PARTIDA NO PROJETO PUMA II COM O INÍCIO DE PRODUÇÃO NA MÁQUINA DE PAPEL 27, EM ORTIGUEIRA 

SEMEANDO EDUCAÇÃO DA KLABIN, NESTE DIA 06: Live trará atual cenário desafiador e premiação das iniciativas dos docentes.

Live Klabin Semeando Educação foi sucesso. Mais de 2.500 pessoas na homenagem ao Dia dos Professores

Klabin e vencedores do 1° Concurso Boas Práticas. Iniciativa do Programa Klabin Semeando Educação

MINUTO KLABIN: ANIVERSÁRIO DE 122 ANOS!

KLABIN E DOAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA INTUBAÇÃO. Ela se junta a outras empresas na aquisição de 3,4 milhões em insumos vindos da China

KLABIN DOA MAIS 9 RESPIRADORES COM MONITORES. Beneficiadas são as cidades dos Campos Gerais 

--

D