ONLINE
39




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Klabin contra a violência às mulheres
Klabin contra a violência às mulheres

Empresa promoveu, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, rodas de conversa e oficinas que reuniram representantes de Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú

FONTE: KLABIN

2024-08-30 às 09:52:32) A Klabin, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Telêmaco Borba, realizou eventos voltados à prevenção das violências contra as mulheres. Com a participação de lideranças femininas da região, especialmente Telêmaco Borba, Ortigueira e Imbaú, durante dois dias de programação moradoras da região puderam assistir a palestras e interagir em workshops sobre o tema.

O evento contou com oficinas de comunicação não violenta e escuta ativa, e desafios e possibilidades pedagógicas nas ações de enfrentamento às violências. A proposta foi gerar sensibilização para o acolhimento de vítimas que sofreram algum tipo de abuso. No segundo dia, foi realizada uma roda de conversa, na Casa da Cultura em Telêmaco Borba, sobre direitos de mulheres e meninas, e como atuar frente às situações de violência, com a presença de diversas organizações de atenção ao tema. As participantes foram convidadas a compartilhar sobre dificuldades que já vivenciaram e desafios para o enfrentamento da violência.

De acordo com o boletim Elas Vivem: Liberdade de Ser e Viver, divulgado pela Rede de Observatórios de Segurança, a cada 24 horas, cerca de oito mulheres são vítimas de violência. A coordenadora de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, Priscila Basile, lembra que o acesso ao conhecimento é o principal caminho para mudar este cenário, destacando a importância da divulgação dos canais disponíveis para denúncia e o trabalho da rede de enfrentamento. “Provocar a reflexão e a troca de experiências é crucial para revertermos esses números. A informação é a mais poderosa ferramenta para educar e sensibilizar a sociedade”, afirma.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Telêmaco Borba, Bruna Javorski, o engajamento da iniciativa privada nesta pauta representa um reforço necessário para a garantia de

segurança às mulheres. “Quando a sociedade se vê como protagonista no enfrentamento às violências, tanto quanto o estado, conseguimos transformar realidades. A Klabin é uma parceira importantíssima para nós, que está presente e atuante em todas as nossas ações, além de promover formações, capacitações e o monitoramento dos serviços socioassistenciais.”

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 12 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.