ONLINE
11




Partilhe esta Página

sr

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Klabin avança na liderança do CDP
Klabin avança na liderança do CDP

Empresa é a primeira da América Latina a conquistar a posição nos três quesitos avaliados pela organização

FONTE: KLABIN

s

2020-02-12 às 07:32:32) A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, obteve a classificação “leadership” no CDP, anteriormente conhecida como Carbon Disclosure Project, para os programas de Clima, Água e Florestas, sendo a primeira empresa da América Latina a alcançar o nível de liderança nos três questionários avaliados. O CDP, organização internacional sem fins lucrativos, analisa e reconhece os esforços de empresas no mundo para gerir os impactos ambientais de suas atividades.

Para os programas de Clima e Água, a Klabin alcançou a pontuação “A”, a mais alta concedida pelo CDP. A companhia foi reconhecida por suas ações para reduzir emissões, mitigar os riscos das mudanças climáticas, desenvolver ações que fomentem a economia de baixo carbono e gestão sustentável dos recursos hídricos.

Para a categoria Florestas, a companhia obteve pontuação “A-”, registrando avanços significativos nas ações que asseguram uma cadeia livre de desmatamento, com práticas positivas de gerenciamento de riscos. O reconhecimento atesta uma gestão de manejo florestal responsável, economicamente viável e que estimula boas relações com a comunidade.

“Estamos bastante satisfeitos com os resultados alcançados, mas certos de que ainda temos muito trabalho pela frente. Os temas apontados pelo CDP são norteadores de uma gestão sustentável e eficiente e pautam todas as decisões da Klabin. Trata-se de um trabalho e de um aprimoramento contínuo, sempre visando os menores impactos ao meio ambiente”, afirma Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

A atuação responsável da companhia nessa frente tem gerado importantes resultados, como por exemplo, a ampliação das fontes renováveis na matriz energética, que atualmente é composta por 89% de fonte renovável, e a diminuição do consumo total de água. Desde 2004, a companhia reduziu 43% o consumo específico de água.

Além disso, a empresa possui um balanço positivo de carbono – 5 milhões de toneladas de CO2e, pois suas florestas removem mais carbono da atmosfera (11.2 Mt) do que é emitido pelo seu processo produtivo (6.1 Mt).

Desde 2006, a Klabin participa do CDP e vem conquistando importantes avanços no programa que, este ano, reconheceu mais de 200 empresas como líderes no enfrentamento dos riscos ambientais e na construção de uma economia sustentável, voltada tanto para as pessoas quanto para o planeta.

 

SOBRE A KLABIN

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 18 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Somente no Paraná, gera mais de 10 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais.

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia no Paraná compreende o total de 342 mil hectares, sendo 142 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Projeto de Resíduos Sólidos, Crescer Lendo,Programa Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A companhia também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Saiba mais: www.klabin.com.br

 

VEJA TAMBÉM:

ESCUTE O MINUTO KLABIN 59