ONLINE
10




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


KLABIN: Ação de reciclagem na Expo Telêmaco 2024
KLABIN: Ação de reciclagem na Expo Telêmaco 2024

Espaço conta com coleta de resíduos recicláveis, que serão trocados por alimentos da Feira do Bem e doados a instituições beneficentes

FONTE: KLABIN

 

2024-03-18 às 16:00:00) Realizada entre os dias 15 e 21 de março, a Expo Telêmaco 2024 tem a participação da Klabin, que está no evento promovendo a conscientização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos. Em parceria com a Prefeitura de Telêmaco Borba e a Ambipar Environment, a empresa disponibiliza estruturas dedicadas à coleta de lixo reciclável. O material arrecadado durante o evento será trocado por alimentos que serão destinados a associações beneficentes do município.

Cerca de 10 lixeiras estão distribuídas pelo Centro de Eventos Mieceslau Malinowski e sinalizadas para receber materiais feitos de metal, papel, papelão, vidro e plástico. Os recicláveis arrecadados serão encaminhados para tratamento na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais - ReciclaTB, participantes do Programa de Resíduos Sólidos da Klabin e, posteriormente, entregues à Feira do Bem, para serem trocados por hortifrutis, comercializados por produtores rurais da região. A quantia arrecadada é atualizada diariamente nos telões do evento.

Reforçando seu compromisso com a transparência e a responsabilidade social, a Klabin e a Prefeitura divulgarão o volume total de recicláveis arrecadados e a quantidade de alimentos doados após o término da feira.

Durante os dias de Expo Telêmaco, a Klabin também está presente com um estande para compartilhar informações sobre a operação da Companhia no Paraná. Os visitantes podem aprender sobre o ciclo produtivo da empresa, desde o plantio de pínus e eucaliptos, passando por processos industriais até chegar aos produtos finais, presentes no dia a dia das pessoas, e também podem conhecer os programas socioambientais da Companhia realizados em municípios da região. Além disso, há um espaço com imagens de animais da fauna local, para que os visitantes possam tirar fotos, e um jogo da memória interativo, tendo os programas socioambientais como tema-chave.

Programas envolvidos no descarte de resíduos

O Programa de Resíduos Sólidos da Klabin, desenvolvido em parceria com o Consórcio Caminhos do Tibagi e a Ambipar Environment, apoia cooperativas e associações de municípios do Paraná na adequação aos requisitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com o programa, a Companhia envolve os setores da gestão municipal e os agentes de reciclagem locais para disseminar conhecimento, qualificar e formalizar o trabalho de gestão de resíduos, atuando também na educação ambiental.

Já a Feira do Bem é um programa da Prefeitura de Telêmaco Borba que incentiva a destinação correta de resíduos recicláveis, por meio da troca deste tipo de descarte por alimentos produzidos, preferencialmente, por agricultores locais. A cada três quilos doados, os moradores recebem um quilo de frutas e verduras.

A Expo Telêmaco 2024 acontece entre os dias 15 e 21 de março, no Centro de Eventos Mieceslau Malinowski, em Telêmaco Borba.

 

SOBRE A KLABIN:

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis. 

Somente no Paraná, gera mais de 11 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 433 mil hectares, sendo 176 mil de mata nativa. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais. 

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

--

LEIA TAMBÉM:

DOMINGO COM THIAGUINHO, NO TERCEIRO DIA EXPO, EM TBExpo terá hoje, segunda, Simone Mendes

--

E VOCÊ ESTÁ MAIS QUE CONVIDADO, NO TEATRO MAESTRO SIRINHO, DIA 06 DE ABRIL!