Elas contam da saga, e como foi a caminhada

02/07/25 às 22:05:38) Uma entrevista especial do Oberekando, mas que sai do habitual deste, aonde se toma muito cuidado para que a família do diretor do Site, quando nele publicado, seja feito de forma sutil, tratando-se de um trabalho profissional! No entanto, não há como deixar de citar mãe e filha, que são sobrinhas deste que aqui escreve! Trata-se de Josimara Oberek (04/05/1980), e de Thais Camilla Oberek Nogueira (20/10/1997), mãe e filha! Elas contam da saga de hoje estarem em Lisboa, capital de Portugal, e o trajeto, não fácil, que vivenciaram até agora. Atualmente elas estão à frente da ‘Delícias do Brasil - Dando Sabor à Lisboa’.
A MÃE
Disse Josimara, quanto à sua caminhada: “Minha carreira começou, foi um pouco complicado de início. Eu estava saindo de uma depressão, e minha irmã me chamou pra eu pegar sucata na rua, porque eu estava desempregada, e foi assim que eu comecei, e a gente começou a pegar reciclagem, e através disso fomos juntando dinheiro, e eu comecei a pagar um curso de cabeleireiro, e eu já sabia fazer pedicure e manicure, que eu aprendi no Projeto Renascer, que existe em Jacareí, ainda, um projeto muito bom, que auxilia mulheres gestantes. Eu participei desse projeto até o fim da minha gravides, e lá aprendi pedicure e manicure”. Ela, depois disso, passou por um período de depressão, e saiu deste estado, graças à sua irmã mais velha, Joelma (* que inclusive fora a alegria maior da família Oberek, por ser a primeira neta dos avós Paulo e Nair – pais do pai de Josimara, Idenei (Os três, In Memorian). Citando gratidão todas à Joelma, lembrou também de Luzia, que foi sua primeira cliente de pedicure e manicure, “e ela, que trouxe toda a família, e através dela, foi trazendo várias pessoas, e depois, a Zenita, Daiane, e Dona Carminha. Depois, Dona Ana e Seu Geraldo, que me deram a oportunidade de eu montar meu primeiro salão”. Depois veio o segundo salão, e após isso, foi que voltou a rever com mais tempo, vindo ao Paraná, seus familiares.
INESPERADO: Um detalhe que ela não citou por esquecimento, era que originalmente, estava marcado um encontro dela, com o pai dela, pois em uma das férias deste que aqui escreve, da Irlanda, vieram elas. Ocorreu o falecimento dele, nesse meio tempo, meses antes, na cidade de Porto Velho, em Rondônia, aonde morava! Ela só saberia desta surpresa, quando ele saísse, escondido numa das portas na casa de Jairo Oberek, irmão deste jornalista, que sempre foi, e é, muito receptivo à toda a família! Filha e pai moravam distantes e não se viam por anos, após separação matrimonial de Idenei.
No ano de 2011, Josy, como é mais conhecida, foi para a Irlanda, junto com este que aqui escreve, e lá ficou por cerca de 20 dias... eram trinta, o plano inicial, mas a saudade da então filha, pré-adolescente, Thais, falou mais alto! Lá, no entanto, teve a experiência de se viver longe de casa, trabalhou em um salão de cabelereiro, e conheceu as tendências europeias em sua profissão, na badalada capital, Dublin!
Antes da decisão de voltar para a Europa, no caso, Portugal, para Lisboa, aonde hoje está, Josy montou salão em Castro, e se dividia atendendo clientes em Jacareí. Todas as gratidões à Edna, Sandra, Edineia Mattos, e demais filhos da Tia Ercília, e claro, a ela também. Edna, ao lado do esposo António, fizeram questão de ajudar Josy, que montou um salão anexado à casa do casal, na casa deles! (queridos primos deste que aqui escreve). Já, quando foi para Dublin, a irmã de Jocenice, mãe de Josy, - Jonice, ao lado do querido esposo Pedro -, ficou cuidando de Thais, e quando da vinda de Josy à Lisboa, o tio querido deste que aqui escreve, Valdomiro (Miro), e Tia Fátima, em Castro, teve Thais em sua casa. Os tios Joraci e Marta, e todos os demais familiares, primos e tios de Castro, quanto cuidado por ambas, sempre! E, carinho também dos que residiam e residem em Telêmaco!
Claro que Josimara citou com muito amor, a família dela, os irmãos, além da primogênita, Joelma, Jacques, Samuel e Josias, e a mãe, Jocenice, de quem herdou toda a força e coragem!
O passeio de Josy, ao Brasil, se deu depois de dois anos e meio estando e Lisboa, e nesse interim, Thais já lá estava também, e desta vez quem ficou, foi ela, na capital portuguesa! Ela pode experimentar um pouco da saudade que sua mãe, e ela mesma sentiu, pela ausência, uma da outra. Esse experimento de Thais, pela segunda vez, sendo a primeira, em situação inversa.... ela aqui, e sua mãe, em Dublin!
NOVE MESES APÓS JOSY, CHEGA THAIS EM PORTUGAL

“Eu vim pra cá, depois de nove meses que minha mãe já estava aqui, e antes de vir, eu comecei a vender cones trufados nas ruas de Ponta Grossa, que foi para mim, muito importante isso!”. Também na Princesa dos Campos, trabalhou em uma padaria! Nesse período, a madrinha Damiana Pedroso e ambas, com Angélica, primas, quanta gratidão
Antes de ir para Ponta Grossa, morando em Castro, Thais trabalhou na Fundação ABC, aonde fazia análise de solo. Antecedendo sua vinda ao Paraná, no Hospital Alvorada, em Jacareí, ela esteve na equipe do Dr. Joaquim! Gratidão a cada emprego e empregador, a cada amigo de trabalho, a cada comprador de suas trufas... ela deixou registrada!
O SONHO DE SER ATRIZ E A VODAFONE

“Meu sonho desde pequena é ser atriz, e então eu fui atrás de agências aqui, que fazem figurações (aonde as pessoas conseguem vagas como figurantes) ... fui atrás dessa, da Bendita (É o nome da agência), e eles falaram que estavam precisando de muitas pessoas. Então eu fui, fiz o teste, e consegui passar. Este foi meu primeiro comercial. Aquele momento que eu consegui passar no teste foi muito incrível para mim!”, expressou Thais. Foi para a Vodafone, empresa referência na Europa, para celulares! “Foram três dias de gravações, foi incrível! Ali eu tive mais certeza ainda que eu realmente amo fazer teatro! Tudo que eu quero mesmo é fazer teatro, cinema, novela”. Passou em toda a Europa, e eu sempre terei muita gratidão pela oportunidade que eu tive”.
DELÍCIAS DO BRASIL - DANDO SABOR À LISBOA

Elas estão encampando, desde o ano passado, mas agora começam a ganhar envergadura, a Delícias do Brasil - Dando Sabor à Lisboa, e no final de semana passada, aconteceu o evento Lisbon Fest Weekendance, que são três dias, e que acontece todo ano, e os responsáveis, Lucas e Tayná, tiveram as refeições fornecidas por mãe e filha, e fora uma grande alegria para Josy e Thais, sem dizer, da gratidão! “O ano passado, na verdade, eles já tinham contratado a gente, e eles gostaram de nosso trabalho. A gente faz venda de comidas, de marmitas”.
Perguntado a elas, se em decorrência disso, nesse final de semana, elas ficaram muito surpresas, seguraram as lagrimas, de emoção, e respondeu Thaís: “Sim, a gente ficou bem surpresa, pois tanto eu e minha mãe, não estávamos esperando, tanto que eu fiz o vídeo com a minha mãe, logo que eu sai de lá! Até me emociono de falar, pois foi muito bom a gente ouvir algo das pessoas, que a gente não estava esperando, e saber que a gente faz com tanto amor e dedicação, e receber esse carinho todo que recebemos lá... eles também se emocionaram, choraram junto com a gente! Eu tinha feito uma oração um dia antes, falando pra Deus ‘Deus, se realmente for de sua vontade isso, que o Senhor fale com a gente... dê uma resposta. E quando a gente chegou no segundo dia, estava tudo mundo lá elogiando, e a gente começou a falar de Deus em alguns momentos, porque o ano passado, foi um pouco difícil, até porque a gente não tinha quase nada em termos de estrutura, para fazer, como espaço e panelas”. Ano passado elas moravam em uma espécie de quitinete e hoje estão em uma casa que alugaram, com mais espaço e conforto, e condições de atender melhor! Josy disse que escutou das pessoas que elas sentem na refeição servida por elas, o amor com que elas preparam!
A entrevista foi encerrada com sempre, expressão de gratidão!
"CLIQUE E ACESSE O INSTAGRAM DO DELICIAS DO BRASIL"
--

