ONLINE
13




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x

s


JOSÉ ODÍLIO PRESIDE A CÂMARA DE RESERVA
JOSÉ ODÍLIO PRESIDE A CÂMARA DE RESERVA

Ele falou dos projetos, transparência e bom relacionamento com o Executivo

d

2019-03-14 às 07:54:07) O vereador José Odílio dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Reserva, nascido em 30/07/1964, foi entrevistado na terça-feira (12), pelo Oberekando. Confira o bate-papo.

 

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Há três eleições anteriores, foi candidato a primeira vez: “Fiquei como primeiro suplente porque eu abandonei a campanha para ajudar o então candidato a prefeito (Luizinho)”, comentando que ele não fora o que se esperava, no Executivo. Na próxima, foi o mais votado da coligação, e na última, não sendo também diferente, teve expressiva votação: “Foi uma política que vem somando em favor de mim!”.

Os fatos que o ligaram de forma maior com a população, o consagrando nas urnas, são ser reservense nato, empresário da área agrícola, e desde a década de 90 produzir tomate e ter barracão para comercialização de seus produtos, gerando assim, bastante empregos, além do trabalho social, que sempre faz com a comunidade.

 

RELAÇÃO COM A POPULAÇÃO, PLANOS E INSTALAÇÕES DA CÂMARA

D

Respondendo ao Oberekando, disse que a população está bastante consciente das limitações que o vereador tem, em relação ao passado naquelas solicitações que hoje seria crime eleitoral, e mudou-se bastante a atuação do legislador, que hoje se dedica naquilo que lhe é competência.

É projeto dele, na presidência, implantar um local com mesa que comporte cerca de quinze pessoas, onde elas possam discutir sugestões que sejam colocadas como projetos para a Casa de Leis.

No dia 02 de abril, vai-se também inaugurar uma cartilha com a verdadeira função do vereador, e nesse sentido, explicou ele, “a gente vai fazer, como se fosse uma sessão (da Câmara), em salas de aulas”, e isso, por exemplo, podendo ser semestralmente, e com plena autorização de diretores e professores, onde alunos, já votantes, possam representar nessa ocasião, ao vereador.

O sistema de informatização e facilitação para que a população possa não só ter acesso as sessões, como esmiuçadamente entenda toda a ordem do dia destas, é exemplo na cidade, para muitas Casas de Leis do Estado, quiçá do País. Mais uma medida, que traz transparência, é a instalação de câmeras por todas as salas, onde tudo o que se passa não fuja do conhecimento do público. Quanto às informações do Portal da Transparência, ver-se-á a possibilidade de se colocar flashes dessas informações, nos monitores para conhecimento dos expectadores, enquanto se dão as sessões.

 

LIGAÇÃO COM O PODER EXECUTIVO

“Reserva tem muito a ganhar, porque o senhor prefeito é um cara trabalhador. Ele gosta de embelezar a cidade e tem mais uma chance, porque o Ratinho Júnior, o governador, é amigo dele, então há uma possibilidade muito grande de as coisas acontecerem a favor de Reserva”. Na mesma forma referiu-se à Sandro Alex, que teve este apoio da cidade e hoje é secretário de Infraestrutura e Logística do Estado: “A tendência é que ele olhe com bons olhos à Reserva, porque sempre teve boa votação e porque têm amigos aqui!”.

No que toca à questão de manutenção das estradas, vê que se é necessário investimento em novos equipamentos, ao invés da reposição de peças. Nesse sentido estão os vereadores solicitando que se compre novos maquinários para melhorar a estrutura do setor de Obras.

DEVOLUÇÃO DE RECURSOS DA CÂMARA: Com administração séria na Câmara de vereadores, sem tirar direito dos edis e funcionários, estão sendo feitas contenção de despesas, a exemplo de gasto com combustível, “que de dois mil reais, agora está em seiscentos reais”, para que haja devolução de verba à Prefeitura, “porque nosso maior sonho, é o sonho do senhor prefeito, que é fazer o prédio com todas as secretarias com os recursos da Câmara”. Pensa-se ai em que os demais vereadores direcionem suas emendas impositivas também nesse propósito e que na placa de inauguração desse futuro prédio, se tenha uma alusão de que a obra foi possível, também, pela economia da Câmara.

 

HOSPITAL REGIONAL

Ele chegou a vir na inauguração do HR aqui em Telêmaco e gostaria que a obra o mais rápido possível funcionasse, “para trazer atendimento ao nosso povo, porque fica próximo. É muito importante ao nosso povo!”. Escutou de que Ivaí tem interesse em construir um hospital regional e torce que isso aconteça, porque os municípios são vizinhos, “para Ivaí também atender ao nosso município”.

 

DESEJOS NOS 98 ANOS DE RESERVA

Respondendo quais os desejos à cidade, pelo aniversário que está se aproximando, disse que “o nosso povo tenha a maior saúde, a maior força de vontade, que Deus abençoe a todos, e que todos acreditem em Deus e em si próprios, e acredito que se Deus quiser, o nosso povo vai estar muito mais feliz em nosso município!”, acrescentando a isso, que o prefeito e os vereadores tenham uma dedicação pela melhoria de vida de todo reservense.

S

Ao final da entrevista, o presidente fez um chamativo aos empresários que venham investir na cidade, e agradeceu aqueles que escolheram Reserva para isso. O vereador Alceu Vozniak deixou registrado felicitações à cidade pelos 98 anos, mas sobretudo, parabenizou aos reservenses.