Além de treinamento, eles receberam uniforme e EPIs
FONTE: PMTB
2019-11-29 às 06:55:18) O treinamento com os servidores que atuam na Guarda Patrimonial de Telêmaco Borba teve sequência na quarta-feira (27).
Os 34 servidores participaram de um treinamento durante todo o dia e receberam dois kits, um de uniforme contendo duas calças, duas camisas manga curta, duas camisas manga comprida, duas camisetas, duas camisas gola polo, uma jaqueta, um boné, um coturno e um de EPIs com uma jaqueta, uma calça, uma bota, um par joelheira, um par cotoveleira e um capacete.
O primeiro encontro foi realizado nos dias 7 e 14 de novembro e contou com palestras do Corpo de Bombeiros que falou sobre acidentes, primeiros socorros e incêndios.
Nesta quarta, o treinamento foi intenso. Durante o período da manhã, o servido Alexandre Medeiro dos Santos, da Secretaria Municipal de Administração (SMA) fez uma integração com os servidores e reforçou o Estatuto do Servidor e da Lei Complementar que instituiu a Patrulha e Monitoramento e orientações gerais (Respeito à hierarquia, uso do uniforme, uso do celular, sigilo em relação às imagens das câmeras).
A psicóloga da SMA Claudine Hentges destacou as relações interpessoais no trabalho, como melhorar e conhecer a si mesmo e a execução de uma comunicação não violenta nas relações de trabalho.
A importância dos equipamentos de proteção individual (EPIs) foi enfatizado pela técnica de segurança do trabalho Tatiane Soares também da SMA.
No período da tarde, o trânsito foi o assunto explanado pelo chefe Divisão Municipal de Segurança Pública e Trânsito (TBtran) Jorge Luiz Vella. Ele falou sobre direção defensiva, regras de circulação, elementos do trânsito, educação no trânsito, classificação de vias, sinalização, sinais por gestos e sonoro, práticas de direção de viaturas, práticas de deslocamento em ocorrência, procedimentos a serem adotados em caso de acidentes e sinalização adequada.
A noite foi a entrega oficial dos uniformes que vão identificar os vigias que atuam na Guarda Patrimonial e a palestra do delegado da 18ª Subdivisão Policial Amarantino Ribeiro. O delegado falou sobre Segurança Pública e enfatizou a iniciativa da Prefeitura em implantar a Guarda, que é uma força que poderá trabalhar junto com as polícias Civil e Militar, ajudando no combate ao crime.
O prefeito Dr. Marcio Matos fez a entrega dos uniformes relembrando o Congresso em Cascavel sobre Cidades Digitais que garantiu o prêmio ao Programa Cidade Vigiada. Ele falou do uso da tecnologia para melhorar a segurança pública.
Os uniformes contaram com um investimento próprio de mais de R$ 120 mil.
A entrega oficial dos uniformes contou com a presença dos secretários Geral de Gabinete (Nando Matos) e de Administração (Izomar Pucci).
TREINAMENTO FREQUENTE
A equipe da Guarda Patrimonial vai receber treinamento e instrução frequente. O próximo encontro será com a Polícia Militar que vai orientar sobre técnicas de abordagem e o comportamento dentro da viatura.
GUARDA PATRIMONIAL
A implantação da Guarda Patrimonial foi criada pela Lei complementar 47/2018 de 27 de dezembro de 2018 e consiste num novo modelo de vigilância, diferente do atual, onde o vigilante atua de forma estática e isolada no ambiente de trabalho. A Guarda Patrimonial é um modelo que potencializa a vigilância com presença ostensiva e com foco na prevenção de delitos.
São 34 servidores (vigias que estão em treinamento), sendo um coordenador, quatro responsáveis pelas instalações e manutenções dos equipamentos do sistema de videomonitoramento, oito na central acompanhando às imagens e observando o ambiente urbano e 21 na ronda motorizada, realizando patrulhamento preventivo e ostensivo.