ONLINE
14




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Iniciada implantação de tablets para as ACS

No Centro de Especialidades, solenidade teve o deputado Aliel Machado

FONTE TEXTO: PMTB

2019-12-06 às 20:00:34) A implementação do uso de tablets pelos Agentes Comunitários de Saúde de Telêmaco Borba (ACSs) mereceu nesta sexta-feira (6), no Centro de Especialidade (CESPE), solenidade com a presença do deputado federal Aliel Machado, autor da emenda parlamentar que viabilizou os recursos para a compra dos equipamentos.

Os ACSs das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros BNH, Cem Casas e Jardim Bandeirantes foram os primeiros a receber o Projeto Piloto para o uso de tablets na coleta de informações e alimentação dos sistemas em tempo real.

Os equipamentos também vão facilitar os processos de trabalhos dos ACSs, propiciando agilidade, integração e melhoria na qualidade dos dados coletados.

Outro objetivo é valorizar o trabalho dos agentes comunitários, que poderá ser acompanhado em tempo real pelos gestores, melhorando a qualidade das informações.

As equipes dos três bairros foram escolhidas por serem as primeiras certificadas no Selo Bronze conferido pelo Governo do Estado, Secretaria de Estado de Saúde, por meio da 21ª Regional de Saúde. O Selo Bronze é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população.

As demais UBSs também vão receber o equipamento. Inicialmente as três UBSs começam o projeto piloto, que vai receber os ajustes necessários e posteriormente será estendido aos demais ACSs.

Na oportunidade também será feita a entrega simbólica de sombrinhas para os ACSs das 16 Unidades do município.

Além dos vereadores, assim como o presidente da Câmara, que usou da palavra, estiveram a vice-prefeita, Rita Mara Araújo, seu esposo e ex-prefeito Eros Danilo, dentre outras autoridades. Confira abaixo, entrevista exclusiva onde falam o prefeito municipal, Dr. Márcio Artur de Matos, o deputado federal Aliel Machado, Ede Pukanski, como secretário municipal de Saúde, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. André Miguel Coraiola, que também preside o IDF.

 

SELO BRONZE - COMO É FEITA A AVALIAÇÃO NAS UBS´S 

O processo de tutoria busca organizar a Atenção Primária em Saúde - APS para que a mesma atue como porta de entrada, com resolutividade e responsabilidade pelos cuidados dos seus cidadãos.

A tutoria tem como objetivo apoiar as equipes de saúde no gerenciamento dos micro e macro processos prioritários para que assumam a coordenação das Redes de Atenção à Saúde, estabelecendo padrões e protocolos, organizando processos de trabalho com vistas a garantir a segurança do usuário e da equipe, gerenciar processos para a melhoria do cuidado e melhorar os indicadores de saúde da população.

A adesão ao processo é voluntária e a gestão atual aderiu de maneira audaciosa com todas as unidades ao processo de tutoria, que avalia 105 itens, visto que entende que s ganhos e o instrumento auxiliariam a todos.

No mês de março cinco unidades foram avaliadas e destas três obtiveram resultado favorável quanto a obtenção do selo de qualidade – Selo Bronze. As demais unidades serão avaliadas nos próximos meses.

Independentemente dos resultados é possível verificar nitidamente os avanços obtidos neste um ano, como por exemplo, desde o funcionamento ininterrupto das unidades, aos testes biológicos das auto claves, elaboração e implementação de protocolos, PGRSS (Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), POPs (Procedimento Operacional Padrão), estratificações, aquisições de equipamentos, materiais, melhorias, entre outros.

Telêmaco Borba foi o primeiro município da 21ª Regional de Saúde a obter os selos de qualidade.