Em TB, Bate-papo “Vida na Terra” foi com Florêncio Rekaug e Deivid Ricardo Carolli
2023-05-20 às 20:13:03) Na tarde deste sábado, se deu, compondo a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, o bate-papo entre o professor mestre Florêncio Rekaug Fernandes (Professor Kaingang da Terra Indígena Mangueirinha), e doutorando em Antropologia, pela UFPR, e o assistente social do IDR-Paraná Deivid Ricardo Carolli, na Casa das Artes, organizado pelo Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba (MHM). Hoje, o tema, “Vida na Terra”.
“Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade é o tema nacional deste ano.
Estiveram no local, o prefeito Márcio Artur de Matos; o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Nunes Flores; e a coordenadora do Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, Adriana Andrade, além do público ouvinte.
O prefeito comentou que a causa indígena é também inerente à Telêmaco, quando nos deparamos com eles, pelas áreas centrais da cidade, e que, devemos os respeitar, pro tudo que representam, antes, como seres humanos queridos, mas também, por suas contribuições ao país, e à nossa cultura.
CURRÍCULOS:
FLORÊNCIO REKAUG FERNANDES: Indígena da etnia Kaingang, marca tribal kamẽ, nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras-Pr. Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná (Unics); especialização em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional na Faculdades Integradas Camões (Fica), em Curitiba (PR) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), tradutor/intérprete do Tribunal de Justiça do PR, membro titular da Comissão Nacional de Educação Escolar Indigena- CNEEI/MEC, escritor e pesquisador da Língua e cultura kaingang e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
DEIVID RICARDO CAROLLI: Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública, com ênfase em pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Assistente Social - Extensionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.
--
CONFIRA COMO FOI A EDIÇÃO DO ANO PASSADO. NÃO SE ESQUEÇA DE VER A SEQUÊNCIA NO LEIA TAMBÉM: