ONLINE
8




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


INAUGURADO O CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA

Autoridades de Segurança e também Alexandre Curi elogiaram o CIS

2020-08-14 às 19:18:33) A Prefeitura de Telêmaco Borba deu um grande passo em busca de melhorias na segurança pública da cidade. Foi inaugurado na tarde de sexta-feira (14), o Centro Integrado de Segurança (CIS), que colocou a cidade na vanguarda em termos de inteligência aplicada à segurança pública.

O local já recebeu investimentos de cerca de R$ 2,6 milhões e tem ferramentas importantes para auxiliar as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Patrimonial. A iniciativa foi bastante elogiada pelas autoridades da Segurança Pública.

O Delegado-Chefe da 18ª Subdivisão da Polícia Civil, Dr. Amarantino Ribeiro Gonçalves Neto, que participou ativamente da criação do CIS elogiou e destacou a importância do Centro. “Isso soma em muito para nossa segurança. Nós que fazemos investigações, precisamos de imagens. Sem dúvidas esse sistema trará avanços no combate à criminalidade. Ele é extremamente moderno e útil”, afirmou. Dr. Ribeiro também ressaltou que os esforços das polícias, somado ao uso da tecnologia, reduziu em 78% os homicídios na cidade.

O delegado também ressaltou a criação do espaço-família, onde crianças, adolescente e mulheres terão um espaço com atendimento especializado para realizar escuta. “O prefeito Dr. Márcio trabalha pensando na segurança, sem ideologia política. Parabéns pela iniciativa que vamos diminuir a pecha que Telêmaco Borba tem de cidade violenta. Esse é um momento a ser comemorado”, destacou.

O comandante do 4º Comando Regional da Polícia Militar, Tenente-Coronel Edmauro de Oliveira Assunção, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Nós estamos trazendo mais tecnologia para uma cidade mais segura. Estamos fazendo mais, usando menos mão de obra. Essa parceria entre o governo estadual e municipal para ceder imagens vai contribuir em muito, pois é muito importante a interação entre Polícias Militar, Civil e Prefeitura”, opinou.

O representante do Secretário de Estado de Segurança Pública, Dr. Vinícius Augustos de Carvalho, parabenizou a iniciativa do prefeito. “Isso mostra o comprometimento com a Segurança Pública. Sem dúvidas é um marco na história da cidade e do estado. E sem contar que temos um convênio entre estado e prefeitura, pois quanto mais pessoas envolvidas, mais sucesso teremos”, alegou.

O prefeito, Dr. Márcio Matos, destacou a sua imensa satisfação em inaugurar o CIS. Ele lembrou da sua luta desde que veio morar em Telêmaco Borba em 1977, e destacou seu empenho para melhorar a segurança na cidade. “Nós perdemos a oportunidade de planejar a cidade lá atrás, e nossa cidade merece uma gestão com planejamento, que faça as pessoas tenham orgulho de morar aqui, e hoje nós temos isso, temos um projeto para cidade”, destacou.

Márcio disse que não irá se acomodar e vai continuar cobrando a melhoria da segurança no município, pleiteando a instalação da Delegacia Cidadã, IML, Polícia Científica, novo quartel do Corpo de Bombeiros, entre outros benefícios. “Telêmaco Borba terá ainda mais segurança. Nós demos um grande passo, mas não iremos nos acomodar. Queremos que cada morador tenha orgulho da sua cidade”, afirmou.

As congratulações foram dividas com o deputado estadual, Alexandre Curi, que ressaltou os investimentos. “São 800 câmeras cuidando de toda a cidade. A cidade está crescendo e a prefeitura está fazendo sua parte. É um orgulho ser o deputado estadual mais presente e que mais trouxe recursos para a cidade”, comentou.

A vice-prefeita, Rita Mara Araújo de Paula, parabenizou a criação do CIS, principalmente pelo espaço reservado às crianças, adolescentes e mulheres. “Parabéns ao Dr. Márcio e ao delegado, Dr. Ribeiro, que muito respeita a rede de enfreamento à violência. “Antes de assumirmos estivemos no governo estadual, pedindo amparo para nossa cidade. E hoje, com nossos recursos estamos inaugurando o CIS”, contou.

O secretário Geral de Gabinete, Nando Matos, destacou que é um dia que ficará marcado na história da cidade. “Nós planejamos e estudamos muito antes de criarmos o CIS. Procuramos inspiração nos melhores modelos do país, pois um dos maiores desafios da nossa gestão é a segurança pública. Criamos o convênio para ajudar as polícias, a Guarda Patrimonial, que reduziu em 95% o vandalismo em espaços públicos, e hoje inauguramos um Centro com o que há de mais moderno em videomonitoramento. Pode até ter igual, não há algo melhor no país”, enfatizou.

O presidente da Câmara, Ezequiel Ligoski Betim, comentou que esteve no dia anterior visitando as instalações do CIS. “É uma coisa de primeiro mundo, que com certeza ajudará em muito as forças policiais. É o que há de mais inteligente no setor, que dá resultado e traz segurança”, finalizou.

 

CIS

O local já funciona como sede da Guarda Patrimonial e recebeu a central de videomonitoramento. O CIS recebeu equipamentos tecnológicos que irão potencializar as câmeras instaladas pela Guarda Patrimonial e tratar com mais efetividade as câmeras instaladas para fins de segurança pública. O local integrará os serviços da Guarda Patrimonial, Polícia Militar, Polícia Civil, TBTran, futura Guarda Municipal e o Centro de gerenciamento de Riscos que proporcionará grande avanço para a atividade de Defesa Civil no município, facilitando o monitoramento das condições meteorológicas que podem causar desastres.

Foi instalada uma muralha virtual que visa registrar veículos que entram e saem do município com o intuito de praticar crimes. No alto da torre de TV, a aproximadamente 50 metros, foram instaladas duas câmeras de alta resolução, que pode monitorar vários pontos do município. As câmeras poderão detectar incêndio, enchentes, fluxo do trânsito, acidentes entre outras informações importantes com mais velocidade. Essas informações auxiliarão em muito as forças de segurança do município. Além disso foi firmado recentemente com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, um convênio para que sejam repassadas imagens de ambas as instituições a fim de aprimorar e potencializar a Segurança Pública.

Os guardas patrimoniais também receberão treinamentos para o melhor uso do moderno sistema de monitoramento. Eles aprenderão a colher os dados dos programas da forma mais eficiente possível, dando assim a resposta que população espera.

Foi definido que no local será feito o “Espaço Família” que servirá para atendimento de casos de violência infantil e contra a mulher, oferecendo um ambiente mais favorável para o atendimento dessas vítimas. O local servirá também para que a Polícia Militar acompanhe o videomonitoramento se adiantando a possíveis crimes e reprimindo com agilidade, caso aconteça.

--

D