ONLINE
100




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Imbróglio marca a Festa de Reserva
Imbróglio marca a Festa de Reserva

Decisão de construir casas, mas, jogando a Câmara contra a população

2023-03-09 às 10:40:56) A Festa do Tomate, que eram as festividades dos 102 anos de emancipação política da cidade de Reserva, se transformou em desgaste para a administração política da cidade, e que tem jogado, conforme comenta a Câmara de Vereadores, a população, contra o Poder Legislativo.

Conforme preconiza da boa e ética prática no Jornalismo, de acordo com os prints abaixo, o Site entrou em contato com o prefeito Lucas Machado, antes mesmo dele ter iniciado o expediente, e ele tem o diretor do Oberekando, bloqueado em seu celular (este que aqui escreve)! Após, fora ligado à Prefeitura, que atendeu e depois a ligação foi desligada, o que a pessoa que falou, disse que a ligação caiu! Tentativas outras, e sempre a ligação caia, até que finalmente, pela segunda vez ela atendeu. Pedido para falar com o prefeito, um assessor, explicou ela, disse que o prefeito não atenderia, pois estava em reunião! Cabe a nota que a mulher que atendeu o telefone, cumpre ordens, e foi educada!

Tornar publicizados os atos da Administração pública, é um dos preceitos de transparência que a Administração de qualquer cidade deve seguir, e é comum, esta atual gestão, dificultar todo acesso ao Oberekando... pelo contrário, na última vez que em um evento aqui em Telêmaco, o Oberekando foi entrevistar Lucas, ao reclamar da dificuldade, um dos assessores acusou este profissional, de ser comprado pela família Hornung e quis partir para agressão física. 

Na última sessão da Câmara Municipal, a pauta dominou as discussões, e o presidente da Casa, Fernando Hornung, disse que “em defesa desta Casa de Leis, eu digo que é uma mentira, não falou a verdade e espalhou fake-news em vídeos acusando a Casa de Leis. A festa não existe porque perderam todos os prazos”.

Conforme o próprio prefeito admitiu em entrevista a meio de comunicação da região, foram três reuniões com a Câmara, e Hornung, explicou na sessão, que a documentação não estava adequada e sim, necessitava de ajustes, para que fosse, pelo Legislativo, aprovada, na verba suplementar, que desejam, de 300 mil reais, pedidos em fevereiro, pelo Executivo. Também alega Fernando, que não fora respeitada, a formação de uma comissão da festa. Isso, segundo ele, já acontecera na Festa do Agricultor.

O primeiro secretário da Câmara, vereador José Odílio, também reclamou que o prefeito joga a população contra o Legislativo, e aconselhou que Machado, estude o Regimento Interno da Câmara, antes disso. Fabiano Pilates, como segundo secretário, em sua fala, disse que não existe a harmonia entre os poderes, “e quem perde com isso é a população”. Da verba que o prefeito solicitou, vê ele, que Lucas poderia ter usado do Recurso Livre, que corresponde à 3% do orçamento anual.

Outra ponderação que fez o presidente da Câmara, é ser totalmente a favor da realização da festa. Por outro lado, até elogiou a decisão de, ao cancelá-la, tenha tido o Executivo, a iniciativa de construir casas populares. Também em entrevista a meio de comunicação, Lucas explicou que 30 casas estão sendo construídas, para a população em extrema carência, e que de 20 a outras 30, é plano de ainda serem feitas. Mas, o que irritou e foi desproporcional, como se pode notar, entre os vereadores, foi o jogo de narrativas, aonde, eles que levaram os desméritos, recaindo neles, a razão de não haver a festa!

O Oberekando, faz questão de esclarecer, que a cidade, é a única em que nenhuma das autoridades de alto-escalão, o tem em seu aplicativo whats app, por ser bloqueado, isso, para efeito de envio das postagens de matérias sempre postadas da cidade, mas, que o mais importante: O Oberekando, é respeitado pelo povo de Reserva, ao qual, gratidão imensa! Também, que este informativo online, não mistura as situações, porque o fato do desprezo (que só prejudica a Administração e não a este jornalista) da atual Administração, pelo Oberekando, jamais impedirá que o Site, deixe de trazer as notícias, desta querida cidade! Todas as informações, antes que o Jurídico queira processar o Oberekando, constam de declarações, ou feitas pela Câmara, ou pelo prefeito, em meios de comunicação, ou sessões ordinárias legislativas.

 

--

RELEMBRE COMO O OBEREKANDO NOTICIOU O ANIVERSÁRIO DE RESERVA EM 

2019

2018