ONLINE
15




Partilhe esta Página

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

S

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


IKE KROLL: O QUE JÁ FOI FEITO E O QUE SE PLANEJA
IKE KROLL: O QUE JÁ FOI FEITO E O QUE SE PLANEJA

“Um canteiro de obras, em Telêmaco”

X

2018-11-06 às 11:31:58) Na manhã desta terça-feira, foi João Henrique Kroll (Ike), secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba, quem conversou com o Oberekando.

 

PAVIMENTAÇÃO

Ele iniciou a entrevista comentando que a cidade estava necessitando de várias obras, especialmente pavimentação e em várias ruas, principalmente nos bairros mais carentes. “A dificuldade de locomoção era muito grande, então a primeira meta era pavimentação!”.

A meta para a administração era de 100 quilômetros deste serviço, mas já se estão com 80 prontos e devem se chegar em 140 Km até metade do ano que vem: “Tenho que agradecer primeiramente os funcionários nossos, que são guerreiros. Só estando aqui para ver o sacrifício que é para os servidores, e eles abraçam a causa juntos”.

Da liberdade que tem recebido para execução dos trabalhos, por parte do Dr. Márcio Artur de Matos, o secretário falou que em contrapartida, ele (Márcio) também exige e cobra: “Tenho a agradecer a confiança que o prefeito tem na Secretaria de Obras e com todos os secretários! Ele montou um time muito forte!”.

 

REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS

Este é um trabalho que vem sendo feito constantemente. Em janeiro ou fevereiro, deve ser iniciada a Pastor Pedro Cortez, que deverá ficar nos mesmos moldes da Praça da Família. Arborização, adaptação de brinquedos para deficientes, e complexo esportivo são outros planos para esta. Antes da metade do ano que vem, deve ser iniciada a Praça Horácio Klabin. A quadra do Socomim será adaptada para pessoas com deficiência. Na Luba Klabin, a segunda etapa, de um total de quatro, conforme ele informou.

 

Das demais ações, foram epigrafadas:

JARDIM UNIÃO: Ike lembra que este local foi um grande desafio dado a ele, ao assumir os trabalhos na Obras. Se fosse licitar, demoraria mais devido ao processo, e por isso foi feito todo trabalho de pavimentação e também a mini-arena, com os funcionários da Prefeitura. O centro comunitário é planejamento ainda a ser construído por Dr. Márcio. Da pavimentação, mais duas etapas acontecerão.

MUDANÇA NO MAPA VIÁRIO: Mesmo sendo de iniciativa da TBTran, mas que tem a participação de Obras, na mudança de trânsito, entende que, “é difícil agradar a todos!”. Ele deixou claro, que, após estudos, uma ou outra modificação que parta da liderança dos bairros, poderá ser feita... tem sido feita!

HORÁCIO KLABIN: No sentido de um transtorno inicial causado, até que haja adaptação, conforme tópico anterior, ele também lembrou a intervenção da Prefeitura, que será em breve na Avenida Dr. Horácio Klabin, cartão postal da cidade! “Nossa avenida deveria ter sido mexida a anos, já! O sonho nosso é transformar a Avenida!”. As conversações serão feitas com os comerciantes. Isso já se iniciou com a Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba.

ILUMINAÇÃO: A cidade deverá ficar melhor iluminada, e as praças também estão ganhando neste sentido. O projeto “Ilumina Telêmaco” prevê a troca de 100% das lâmpadas de sódio. 4 mil lâmpadas de Led100 já estão compradas e as licitações de Led150 e 200 para as avenidas estão sendo feitas. “Vamos começar iluminando dos bairros para o centro”.  Uma contratada fará a troca de hastes e lâmpadas.

Quanto aos enfeites de Natal, há uma parceria com a Cultura, Esporte e Recreação, onde Obras está montando mais enfeites no galpão e cede também mão-de -obra para a instalação nos postes da cidade. Na Praça da Família, o adorno também, pois neste local é tradicionalmente concentrada a festa natalina.  

 d

 

VEREADORES E DEMAIS SECRETARIAS

João Henrique destacou a parceria existente com todas as secretarias: “Não só elas precisam de nós, como nós também delas!”. Quanto aos vereadores, entende que no início a cobrança era maior, pela demanda de serviços necessária, mas sempre teve a colaboração de todos, citando o presidente da Câmara, Maurício Diógenes de Castro, também o vereador que é o líder do prefeito no Legislativo, Mário Cesar Marcondes. A compreensão de todos que aprovaram – e aprovam - os recursos, especialmente para o recapeamento da cidade, foi citada.

Da pavimentação das ruas do Bairro BonaVila, e interligações entre bairros da cidade, a exemplo de Monte Sinai, Casa Bela, foi falada. No momento, informou, faltam, quanto ao trabalho nos bairros, recape nas proximidades da Subestação da Copel, próximo do Cemitério nas Cem Casas, BNH e parte da Marinha saem ainda este ano. No dia de hoje (06), a primeira etapa da Rua Guararapes – ação cujo ano passado uma empresa contratada não cumpriu o contrato -, está sendo trabalhada: “Rompemos o contrato, batemos no peito e dissemos deixa que nós mesmos vamos fazer isto!”.

 

RECADO À POPULAÇÃO E AO PREFEITO

Ike pediu à população que tenha paciência, pois as melhorias estão chegando em cada localidade. Exemplificou o Jardim Monte Carlo, de onde recebe inúmeras ligações dos moradores: “Vamos fazer ano que vem!”, avisou. “Área 3... está na programação também! Vamos fazer a Área 3!”.

Para o prefeito, disse se tratar de uma pessoa muito boa e de um coração muito grande, e que sempre é visto pela população nos postinhos de Saúde pela manhã. “É muito firme nas promessas que ele faz! Cobra e cumpre o dever dele! Tenho só a agradecer a confiança que ele me deu!”.