ONLINE
15




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

C

S

s

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

S


IDF e a Comunidade
IDF e a Comunidade

“AMAMENTAÇÃO: a base da vida”

d

2018-07-30 às 15:42:15) No dia 01 de Agosto inicia-se uma comemoração em prol do incentivo ao Aleitamento Materno. Mundialmente, a comemoração ocorre no período de 01 a 07 de agosto, conhecida como Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada desde sua criação em 1990, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com ações voltadas para a saúde da criança com o objetivo da redução da mortalidade infantil.

No Brasil, em 2017, o Congresso Nacional sancionou uma lei que estipulou agosto como o mês do aleitamento materno, o Agosto Dourado.

Para a Organização Mundial da Saúde, o leite materno é classificado como o alimento padrão ouro para a saúde das crianças, por isso utiliza-se a cor dourada e o laço é o símbolo da campanha.

A cada ano é definido um tema para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, do ano de 2018 é “Aleitamento materno: a base da vida”.

A ideia é resumir nesse tema a importância vital da amamentação e como o leite materno é importante na construção de uma saúde com base sólida.

O leite materno é considerado um alimento padrão ouro, pois é o único alimento rico o suficiente para nutrir o bebê por, no mínimo, 6 meses de vida e que garante a nutrição até os dois anos de vida. Ele é completo, capaz de alimentar e hidratar o bebê, além da proteção contra infecções respiratórias, diarreias e alergias devido sua ação imunológica.

A longo prazo, o leite materno está associado ao menor risco de desenvolvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade, a criança cresce protegida e com boa saúde física, emocional e mental.

Os benefícios do aleitamento materno não se restringem apenas ao bebê, mas também à mãe, na prevenção do câncer de mama, redução das chances de câncer de ovário, proteção no carcinoma e endométrio, reduz o risco de diabetes melittus tipo 2 e o risco de enxaqueca.

Assim, apresenta-se evidente a importância de campanhas que divulgam informações sobre o quanto o aleitamento materno é essencial no desenvolvimento da criança, uma vez que ele é capaz de reduzir em 13% o número de mortalidade infantil dentro dos 5 primeiros anos de vida da criança.

Acreditamos que o “Agosto Dourado”, poderá conferir maior visibilidade à prática que beneficia a mulher, o seu bebê, sua família, bem como às redes sociais de apoio e o meio ambiente em que vivemos.

Durante o mês dourado serão realizadas diversas atividades em nosso município, com ações voltadas para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Apoie esta iniciativa! Ela vale ouro! Apoio: Hospital IDF, Hospital Regional de Telêmaco, Secretária Municipal de Saúde, 21º  Regional de Saúde, Fateb e Colégio Wolff.

 

LEIA TAMBÉM:

IDF: "AQUI NÓS CUIDAMOS DE VOCÊ!"