ONLINE
60




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


I Seminário Paralímpico é realizado em TB
I Seminário Paralímpico é realizado em TB

Com sucesso, reuniu 129 participantes

FONTE: PMTB

2024-11-13 às 07:16:33) Nos dias 7 e 8 de novembro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Centro de Referência Paralímpico de Telêmaco Borba, promoveu o 1º Seminário Paralímpico na sede da Unifateb, em Telêmaco Borba. O evento contou com a participação de 129 pessoas, destacando-se pela troca de conhecimentos e fortalecimento da inclusão no esporte.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a apresentações sobre o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro (CRPB), com a professora Silvana Dias Moreira. Além disso, foram oferecidas aulas específicas de modalidades paralímpicas como Atletismo (ministrada pelo professor Renato Pereira), Badminton (com o professor Andrew Cassiano) e Tênis de Mesa (orientada pela professora Jessica Bispo).

Entre os convidados especiais estavam Mario Sergio Fontes, coordenador estadual do Paradesporto da rede de Centros de Referência do Paraná, e sua assessora Vanessa Morais Silva. Também marcaram presença as professoras Kessi Iarosz, chefe da Divisão de Esportes da Prefeitura de Telêmaco Borba, e Kelly Iarosz, representante da UNIFATEB.

Para a professora Silvana Dias Moreira, coordenadora do seminário, o evento foi um marco de aprendizado e integração. “Momento de muito aprendizado, estamos muito felizes em perceber que os profissionais se interessam em aprender sobre como trabalhar com as pessoas com deficiência (PcD). Isso é muito importante para todos nós. É uma honra fazer parte desse trabalho e perceber que mudamos vidas”, destacou a coordenadora.

A coordenação do Seminário agradece aos professores Antenor Telles e Mônica Telles, coordenadores do curso de Educação Física e Fisioterapia da UNIFATEB, a Prefeitura de Telêmaco Borba e a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Recreação (SMCER) pelo apoio ao evento.

O seminário reflete o compromisso da cidade e dos profissionais em promover o esporte paralímpico, visando à inclusão e ao desenvolvimento de práticas esportivas adaptadas para pessoas com deficiência, consolidando Telêmaco Borba como um polo regional do paradesporto no Paraná.