Informação é da Saúde
FONTE: PMTB
2024-06-04 às 07:19:58) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que conforme Ofício do Ministério da Saúde, houve uma prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe, até que finalize o estoque do imunizante.
A prorrogação é destinada principalmente para os grupos prioritários: crianças (06 meses até 05 anos), gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos ou mais. Até o momento, o município vacinou 56,51% deste público, sendo que a meta é pelo menos 90%.
O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação do público-alvo da campanha, para evitar a influenza com seus possíveis agravamentos.
“É muito importante que a população de modo geral procure as unidades de saúde para se vacinarem, considerando a aproximação do inverno e o aumento das doenças respiratórias, evitando adoecimento, complicações e sobrecarga dos serviços de saúde por doenças imunopreviníveis”, destacou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.
O QUE DIZ O OFÍCIO
Ofício Circular Nº 169/2024/SVSA/MS
Considerando a tendência de aumento observada nas últimas Semanas Epidemiológicas (SE) entre os casos de Síndrome Gripal (SG) da Vigilância sentinela e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizado por vírus respiratórios dado o período sazonal, o Ministério da Saúde (MS), por meio deste Ofício, vem alertar sobre a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a influenza, a fim de reduzir a transmissão da doença, complicações e óbitos.
No entanto, como a vacinação foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade não vacinada, conforme OFÍCIO Nº 1008/2024/SVSA/MS, recomenda-se que as Unidades Federadas (UFs) continuem vacinando enquanto durarem os estoques da vacina influenza nos serviços de saúde.