Elio Cesar estava no Jardim União, quando falou ao Oberekando
2023-07-23 às 05:49:47) Na sessão de entrevistas com os vereadores de Telêmaco Borba, o diálogo foi com Fubá, como é conhecido, Elio Cezar Alves dos Santos. O mais votado na história das eleições a vereador da cidade, em 2016, escolhido por 1723 eleitores. Seu quarto mandato foi garantido em 2020.
“Estou aqui hoje visitando a família do Seu Ari de Jesus Moreira Queiróz e da Dona Jael Santos Dias, que já são conhecidos há muito tempo, e hoje tive o prazer de saborear um delicioso almoço, e um franguinho caipira, feito no fogão à lenha. São família do coração da gente aqui, e tenho um carinho muito grande por todo esse povo daqui”.
Quanto a sua atuação no Legislativo, disse: “Foi até um tema que eu falei na tribuna na segunda-feira agora, que a gente quando se candidata a ser um vereador, tem a vontade de construir escola, posto de saúde, e esse é o sonho da maioria dos candidatos, mas infelizmente, depois que a gente se depara com a Lei, a gente tem que estar seguindo a Lei. Se for pra você não seguir a Lei também, o que você vai fazer... chega lá você aprova um projeto também que é inconstitucional, o prefeito obviamente, vai barrar, porque se ele não barrar vai para o Ministério Público e dá toda aquela confuzãozeira e não é aprovado. E o Executivo aprova, e tem que derrubar o veto do prefeito, e fica constrangimento para gente! O mesmo ideal do prefeito Márcio, os secretários e a nós vereadores, é a melhoria para a nossa população, que a gente luta. A nossa vontade é só coisa boa para a população nossa ai!”.
O vereador é um dos mais conhecidos por visitar os seus eleitores e a população como um todo, “porque não é só ir lá buscar o voto, e não voltar, né?”. Ele citou o que lhe disse o senhor Divino, amigo que reside no Bairro BNH, que em seu primeiro mandato, antes de ser eleito, escutou dele que era pra ele pegar a semente, jogar, mas cuidar da semente, colocando uma terrinha, uma aguinha, e a hora que ela brotar ali, mantenha sempre colocando uma terrinha, uma aguinha, para ela não morrer. Outra pessoa que visitou, na Área 4, disse que quando o netinho dela nasceu, o pegou no colo, e que hoje, ele com 13 anos, acompanhou o crescimento dele, “igual a neta do Ari, a Carol. Ela eu conheci com dois, três aninhos e agora está uma baita de uma moça, e já é mãe, e está com sua nenenzinha ali, e então, a gente vem acompanhando o crescimento, e os amigos da gente”.
NO BAIRRO SÃO FRANCISCO
Analisou que Dr. Márcio tem feito muitas coisas, e, quanto ao seu bairro, especificamente, informou que o São Francisco, estará recebendo um parque, no antigo Banestado. “Vai ser um parque com uma estrutura muito boa ali, para a população usar, e também nós temos um posto de saúde que vai ser construído próximo à Sintracon, aonde também tem um projeto para começar a partir de novembro, a construção de 154 casas, na parceria do governo municipal, aonde o governo entra com o terreno, e esse terreno foi desapropriado da Klabin em 2009. Eu iniciei em 2008, e 2009 foi desapropriado pela Klabin”. A prefeitura doará também as máquinas para fazer a entrada de acesso, “enquanto que o Governo Ratinho Júnior entra com o subsídio de 20 mil reais para cada pessoa que conseguir pegar a casa ali, e o Governo Federal entra com o programa Minha Casa, Minha Vida”. A prefeitura, em outra frente, fez a conclusão da quadra de Society, que hoje atende aos moradores.
ÓTIMA RELAÇÃO COM OS VEREADORES E SECRETÁRIOS
A relação com os demais vereadores, e com os servidores da Câmara, bem como com seus assessores, José Carlos e Edson Ramos, é excelente, define Elio.
A clássica pergunta, sobre quem são três, dos secretários municipais que ele não dá sossego, no sentido bem humorado, que são aqueles que ele mais procura para atender suas reivindicações, junto à população, respondeu: “De verdade, todos os secretários, a exemplo da Educação, a professora Rosimeyre, Anderson Catto (Saúde), Paulo Rogério (Tatu, de Obras), o Cleverson, da Ação Social. Então, esse pessoal ai, a gente está todo dia e toda hora, ligando para eles!”. Aproveitou e estendeu elogios à equipe do prefeito, que tem atendido satisfatoriamente a população.
Mais um ponto citado foi o velho dilema de se estar contra ou a favor do prefeito, e disse que tudo o que vem a favor da população, tem que ser aprovado, e isso sim, é política, e o contrário disto, é politicagem.
E O JARDIM UNIÃO?
Como estava ali no Jardim União, aonde gravou a entrevista, disse que já visita o bairro, fazem mais de 30 anos, lembrando que as Ruas Cantareira, Amaporã, e São João, eram todas estradas de chão, e hoje, todas asfaltadas. Um centro comunitário está pra ser inaugurado e é “coisa mais linda do mundo, e o campo de Society (Centro de Esporte e Lazer) e aonde está o Paulinho e o Jamil, morador dos lados ali, que estão fazendo um trabalho com os jovens ali, muito bonito! Também, a Rua Cantareira, ela tem um pedaço ainda, para ser asfaltada, e nós estamos com o projeto”, nas mãos do Planejamento para que ele seja feito.
“A FAMÍLIA, A BASE DE TUDO”
Numa alusão à família, assim se referiu, e completou: “Eu agradeço à minha esposa, a Sandra de Fátima de Paula Santos, que nós estamos juntos há 35 anos já. Uma pessoa guerreira, uma pessoa compreensiva, uma excelente mãe, e só tenho a agradecer a Sandra. Muitas vezes a gente está em casa, 10 horas, 11 horas (da noite), meia noite... as pessoas precisam da gente e a gente tem que atender! É um caso de urgência e você tem que ver o que a pessoa precisa, e nesse caso de urgência ai, a Sandra nunca falou não vá, ou deixe de ir. Ela me empurra ainda! Vá, e muitas vezes ela vai comigo, ainda!”. Tem os filhos, Wéllington e Vítor (Fubazinho), aos quais, também citou, carinho especial.
A entrevista foi encerrada com uma alusão, em forma de homenagem aos mais de 30 anos de dedicação de Fubá, ao Esporte, e citada, a atleta Rarine, a qual ele, também incentivou no início ao esporte. Como a gravação do bate-papo, fora no dia do amigo, Elio fez menção especial à toda a população, e aos amigos todos, a que são, o povo de Telêmaco, pelo dia 20 de julho.
Este jornalista agradece ao casal que teve a visita de Fubá, porque, também a este que aqui escreve, Seu Ari e Dona Jael, gentilmente, o convidou para almoçar! “Que Deus sempre multiplique sua mesa!”. Nesta ocasião também, o Oberekando necessitou do chaveiro e amigo, Panek, para um socorro profissional.
--
RELEMBRE:
2021: VEREADOR ELIO CESAR FUBÁ FALOU AO OBEREKANDO: Ele foi o mais votado nas últimas eleições
--
LEIA TAMBÉM:
SASSÁ É VEREADOR EM T.BORBA: Servidor da Secretaria de Obras, orgulha-se de suas origens