ONLINE
8




Partilhe este Site...

zs

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

S

S

zs

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

s

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


Formação Continuada trabalha Música
Formação Continuada trabalha Música

Público foi para as professoras de Educação Infantil

FONTE: PMTB

 e

2017-07-06 às 06:29:51) Com tema "Possibilidades Pedagógicas: Música e Movimento na Educação Infantil", a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o curso de Formação Continuada com as professoras de Educação Infantil (4 e 5 anos) das escolas e centros municipais de Educação Infantil.

A formação foi realizada no dia 29 de junho e ministrada pela professora Mariane Prestes de Miranda, tendo como base teórica o texto "Antes de falar as crianças cantam! Considerações sobre o ensino de música na educação infantil. (Guilherme Romaneli).

Segundo Romaneli, além das experiências vocais, a exploração dos objetos sonoros é uma constante no desenvolvimento da crianças. Não é por acaso que a maioria dos brinquedos elaborados para bebês produzem algum tipo de som, ou que panelas e suas tampas são transformadas em "baterias".

O fascínio que a criança tem pelas fontes sonoras é o elemento essencial na construção de seu repertório de sons que posteriormente fundamentará suas experiências musicais. A partir de seus escritos podemos afirmar que a música é elemento inseparável da cultura infantil, e cabe ao professor possibilitar maior interesse e apreciação musical no ouvir e interagir com a criança.

As Seções de Educação Infantil Escolar, coordenada pelas professoras Ana Cristina Baranhuki e Neuci Schereider e CMEIs Elisabete Cardoso da Silva e Tatiane de Lima Proença da Silva, organizaram a Formação propondo a exploração de objetos sonoros, audição musical com sugestões favorecendo a prática do professor em sala de aula, sabendo que as atividades com música permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo as noções de esquema corporal e também permite a comunicação com o outro, desenvolvendo a sensibilidade, senso rítmico, a imaginação, memória, concentração, atenção, socialização, afetividade, contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, visando ofertar uma educação escolar com qualidade.

 

LEIA TAMBÉM

SEJA VOCÊ TAMBÉM UM SÓCIO TORCEDOR DA AVTB E PARTICIPE DAS VITÓRIAS DO VÔLEI DE TELÊMACO