ONLINE
59




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


FEIRA LITERÁRIA 2024 DO COLÉGIO IDEAL, DIA 03

Aliás, as matrículas anuais para a Instituição se iniciam nesta sexta-feira

FOTOS E TEXTO COMPLEMENTAR: COLÉGIO IDEAL

2024-10-23 às 14:53:31) A finalização do Projeto Literário de 2024, do Colégio Ideal de Telêmaco Borba, terá a Feira Literária, que será no dia 03 de novembro. Alunos, desde o Maternal, até o 3ª Ano do Ensino Médio, estarão autografando seus livros, e também, escritores locais já marcaram presença, no evento que se dará à tarde. Conforme publicação em rede social da própria Instituição, será um dia de autores e leitura, resgatando o valor dos livros físicos, e claro, a própria leitura.

O Colégio Ideal, localizado nas proximidades da Praça dos Pinheiros, Luba Klabin, tem a direção da professora Silvana Brasileiro, e conta com uma invejável e completa estrutura.

Na manhã de ontem, uma conversa com Oberekando, trouxe representantes das turmas, desde o sexto ano, até o Terceirão, que falaram desta experiência única, da confecção de livros, diversos durante o ano letivo, e os ganhos que a interdisciplinaridade faz, na captação de conteúdos, e de forma prática. Uma nota do Oberekando, chamou a atenção, a oralidade e alto nível de concisão no vocabulário dos estudantes, que participaram do bate-papo com o Site.

Com alegria, o livro e autor, “De Jornalista a Jornaleiro”, estarão entre os convidados que serão lá expostos! A oportunização a outros escritores de Telêmaco é digna de méritos, ao Ideal, por valorizar os Pratas da Casa, isso, claro, fica muito evidente, sobretudo, quando desde seus pequenuchos e valorosos alunos do Maternal, até os jovens que compõem o Ensino Médio, ali estarão autografando suas obras!

Costumeiramente, é publicado um dos livros, e chamado “Minha Trajetória Ideal”, sempre com o 9º Ano, e em 2024, com uma homenagem muito especial à professora Sandra Cardoso, que recentemente faleceu, e trabalhou na Instituição por 22 anos.

Na ocasião, estiveram com os alunos escritores, a professora Simone Vendrametto, que leciona as disciplinas de Literatura e Produção Textual, assim como, Letícia Ramos, de Língua Portuguesa; e Daniela Maurinne Rodrigues, que é monitora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

  

Importante ser lembrado, pela preponderância da Instituição para a cidade de Telêmaco Borba, que as matriculas à novos alunos, estarão abertas à partir desta sexta-feira. Confira!

 

FEIRA LITERÁRIA:

Durante este ano, estamos produzindo um grandioso trabalho em nosso colégio, a Feira Literária de 2024, que será realizada com o propósito de valorizar a escrita e sua relevância em um mundo cada vez mais digital. O trabalho para a feira já está em andamento desde o primeiro trimestre desse ano, promovendo o pensamento crítico, filosófico e a expressão de sentimentos, além de estimular a criatividade dos alunos.

A interdisciplinaridade é um dos pilares do projeto, unindo disciplinas como arte e matemática, que antes pareciam distantes para os alunos, mas que agora revelam a interconexão dos conteúdos estudados ao longo do ano.

O evento visa ressaltar a importância de desconectar do digital e retornar ao papel, à leitura e à escrita, renovando o interesse dos alunos por essas práticas. Autores de renome mundial, assim como ilustrações feitas pelos próprios estudantes, estão sendo explorados, destacando a importância da arte e da literatura em um contexto mundial.

Projetos como o piquenique literário, que já estão sendo desenvolvidos, enriquecem o processo criativo de forma prática e divertida. O piquenique, por exemplo, contextualiza um livro sobre Receitas de Família criado pelos alunos, integrando também as famílias ao processo de  aprendizagem.

A Feira Literária também será uma oportunidade para refletir sobre o uso da tecnologia, como a inteligência artificial, equilibrando inovação com o pensamento construtivista, que faz parte da filosofia do Colégio Ideal. O projeto abrangerá todos os segmentos, do Maternal I, com bebês com menos de um ano, ao Ensino Médio, promovendo uma rica diversidade de conteúdos e experiências. Além  de preparar os estudantes para os vestibulares com um ensino conteudista, o Colégio Ideal, em momentos como a Feira Literária e outros projetos, adota uma abordagem construtivista e lúdica, incentivando os alunos a explorarem suas habilidades. Assim, eles terão a chance de criar a partir de suas vivências, experiências e visão de mundo, o que os tornará ainda mais preparados para os desafios acadêmicos, especialmente nos bancos universitários, onde precisarão desenvolver suas capacidades de criação e apresentação de textos cultos e elaborados, tornando-se assim, acadêmicos e futuros profissionais IDEAIS. (Texto: Professora Daniela Maurinne).

 

--