ONLINE
59




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


FEIRA DA LUA É SUCESSO CONSOLIDADO EM TB

Outras frentes de trabalho no diálogo com Josemir Zanetti 

2024-06-04 às 16:46:17) A entrevista ontem do Oberekando foi com Josemir Zanetti. Ele é chefe de Divisão de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal do Trabalho e Indústria de Telêmaco Borba, e especialmente foi pauta, a Feira da Lua, que neste final de semana, tem a temática, Festa Junina. O entrevistado, natural de Uberaba, e tendo morado em Londrina, chegou nos anos 2000 para a Capital do Papel, e em 2008, recebeu uma proposta de trabalho para desenvolver iniciativas no fomento de corte e costura, e em seguida, no artesanato. Hoje, quantas incumbências de forma tão positiva, tem Ele!

“Na verdade a vida da gente, não é uma escolha da gente. É Deus que vai colocando a gente nos locais que ele entende que possamos trabalhar melhor! Aproveitar melhor aquilo que a gente tem a oferecer para o nosso próximo”. Do seu trabalho ao empreendedorismo, disse que é algo muito gratificante, “porque você proporciona chances àquela pessoa que de repente tem alguma dificuldade, ou de conhecimento ou financeira, ou de procurar um emprego formal... enfim, as razões são enormes”. Disse ser satisfatório você possibilitar para elas, ou melhorar sua renda familiar, ou ver ela ser a principal fonte de renda! “Então nós temos um trabalho, hoje falando da Feira da Lua; que já é um case de sucesso muito grande”.

 

FEIRA DA LUA

s

Ele, ao citar o sucesso atual, se remeteu à Feirinha na Praça, aonde na primeira edição, cujos stands eram montados na Avenida Tiradentes, de frente ao Paço Municipal (Prefeitura), pelos anos 2018, à dificuldade enorme em encontrar expositores, e trabalhando com uns 10, 12 desses, em convence-los a participar da feira. “Hoje, em um dia e meio de inscrições abertas, já temos quase 50 inscritos”, exemplificando esta edição junina que se inicia na quinta, indo até sábado, aonde inclusive, este jornalista que aqui escreve, também estará com o livro ‘De Jornalista a Jornaleiro’.

 s

“A população já está falando da Feira da Lua... Os expositores estão cada vez mais, comprometidos com a Feira da Lua! E hoje nós temos cases de pessoas que estavam em casa, até em processo de depressão”, dizendo que ali, encontraram espaço para comercializar suas peças, ou até mesmo, venderem objetos que aprenderam a fazer, após curso gratuito e ofertado no Senac ou Sesi, enfim, pela rede S, por exemplo, que a secretaria à qual Josemir está, proporciona, citando apenas um dos muitos,  Gastronomia. “Temos pessoas que estavam com depressão em casa, e hoje tem um trailer. E nasceu dentro da feira, da Feirinha na Praça, e agora, Feira da Lua”.

Nesta edição, está sendo um atrativo à mais, o concurso de fotografia, com adereços e caracterização Festa Junina. Serão três categorias, e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Telêmaco Borba Digital. (CLIQUE AQUI E  ACESSE)

COMO PARTICIPAR DO CONCURSO?

Baixe o aplicativo Telêmaco Borba Digital, citado acima

Inscreva-se entre 27/05/2024 e 06/06/2024.

Poste suas fotos diretamente no aplicativo.

Compartilhe sua foto e incentive os votos!

O Trio Bem Querer, que brilhou no Festival Gomarábica, se apresentará às 20 horas, na quinta-feira, na Feira da Lua, que pela primeira vez, acontecerá no piso superior, do Terminal Rodoviário, justamente devido a amplitude que conquistou!

 

GAMA DE CURSOS OFERTADOS PELO TUDO AQUI EMPRESARIAL

A Secretaria tem ofertado uma infinidade de cursos profissionalizantes, e gratuitos, e é da pasta de Josemir, este trabalho. As inscrições, abertas, e feitas pelo site Telêmaco Borba Digital, dão de oportunização igual à todos!

Ele inclusive, disse que é muito difícil encontrar no Paraná, um artesanato com a qualidade de Telêmaco, e que muitas vezes, o que se acha, é o ‘industrianato’, mas em Telêmaco, explorando a madeira, fita tusa, tecido ou outras linhas, são de qualidade. Cursos neste sentido, são amplamente oferecidos!

 

AS STARTUPS

Elas são do programa chamado ‘Cidade Nova’. Explicou ele que as empresas acontecem muito rapidamente, e as coisas para darem certo, com o mesmo ritmo, têm que acontecer, exemplificando que dá-se a impressão que o Whats App faz parte da vida da gente, a vida inteira, sendo que ele não tem uma década ainda... e isso nasceu dentro de uma startup!  “Uma startup o que é? É pegar uma empresa que está começando, que tenha uma boa ideia, e fazer ela acelerar. Ela crescer. No que ela cresceria em cinco ou dez anos, é ela crescer em um, dois anos! É alavancar ela no mercado, para ela não perder o time do mercado!” Isso tudo, sem que houvesse suporte, seria algo apenas de uma euforia de momento, e fadada ao insucesso. O programa tem mentoria!

O entrevistado vê que deve ser disseminada a cultura da inovação e empreendedorismo na cidade!

Hoje são oito empresas encubadas dentro das startups, sendo que apenas uma delas não é de Telêmaco. “Em geral, a média de sobrevivência nos primeiros cinco, seis anos, de empresas que passam por startups, é de 70 à 80 % maior, em relação às que não passam”.

Ao encerrar o bate-papo, Josemir lembrou que amanhã acontece o Tudo Aqui em Ação, no Centro Comunitário da Área 6, das 14 às 16 horas, aonde todos os serviços do Tudo Aqui Empresarial, serão ali oferecidos.

Ao prefeito Dr. Márcio, sua vice, Rita, demais secretários e especialmente sua equipe direta de trabalho, Zanetti fez efusivos agradecimentos.

É secretário municipal de Trabalho e Indústria, Weliton Franco, que tem na pasta, o Tudo Aqui Empresarial.

--