Todos os bairros de TB foram abrangidos
FONTE: PMTB
2019-01-14 às 09:27:57) O Mutirão de Combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya de 2018 mobilizou as secretarias municipais de Saúde e Obras. Por 16 dias, de 21 de novembro a 11 de dezembro, as equipes visitaram todos os bairros com orientação e coleta de resíduos.
De acordo com informações da Secretaria de Saúde, três caminhões de lixo foram retirados de cada bairro e encaminhados para o destino correto. Todo o material, resíduos que pudessem acumular água e se tornar um criadouro do mosquito, separado pela população, foi recolhido.
A chuva e o calor são os fatores que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor, por isso a comunidade não pode descuidar e deve ficar atenta para os possíveis criadouros do mosquito que adora calor, água parada e limpa.
O alerta para os cuidados com o mosquito é permanente no município, campanhas nas redes sociais e orientação para sensibilizar a população. No Facebook, o alerta denomina-se “O combate do mosquito continua durante as férias escolares”. Na publicação as ações reforçam o apelo como: não dê folga ao mosquito; seja fiscalizador da sua casa e faça a diferença. O comunicado reitera que o combate começa por cada morador.
Os criadouros mais comuns que devem ter atenção redobrada são os vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Calhas entupidas, ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira também podem ser possíveis criadouros. Os tipos de criadouros acima citados representam em torno de 60% dos depósitos onde são encontradas as larvas do mosquito.
O mosquito se reproduz rapidamente, podendo infectar um elevado número de pessoas, fazendo com que ocorra uma epidemia ou até a ocorrência de mortes. Isso ocorre em condições favoráveis, como por exemplo, nos meses que antecedem o verão. Nesse sentido, é fundamental que a população tenha consciência de que uma das medidas primordiais consiste em evitar a água parada que permite a proliferação de focos ou criadouros do mosquito.