ONLINE
9




Partilhe esta Página

A

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

D


Estiagem traz alerta à Sapopema
Estiagem traz alerta à Sapopema

Coordenador municipal de Defesa Civil disse que deverá ser decretado estado de emergência

d

2019-11-14 às 17:29:54) O coordenador municipal da Defesa Civil de Sapopema, Márcio Lemes, falou ao Oberekando. A falta de chuvas em algumas localidades, já está causando prejuízos, além de grande preocupação.

“Uma estiagem bem acentuada. A gente já vem com pouca chuva desde fevereiro, que choveu muito pouco. Somando tudo, não deram 150 milímetros”, informando que o mês que mais está chovendo, é agora em novembro. As regiões da Mambuca, São Luiz II, Bairro dos Alves e Serra Fria estão há tempo com falta de água: “Já estou fazendo o comunicado para Defesa Civil para a gente fazer o decreto de emergência, e ver se a gente consegue recursos para implantar um sistema de água lá”.

A área leiteira acabou sendo afetada em mais de 70% de sua produção, pois se depende da água. Também, “tem locais lá, que a pastagem ficou como se estive passado um veneno queimado”, no Mambuca e São Luiz II. Em alguns tanques também, houve mortandade de peixes, e isso, agravou a situação”. Isso afeta, segundo ele, a economia da cidade como um todo.

Daquilo que a população possa ajudar para conter situações assim, lembrou Márcio, da preservação das cabeceiras, das minas d´água, recuperação das matas ciliares, e isso está sendo visto pela Secretaria do Meio Ambiente, que tem como titular, Miguel Golono.

Diversas medidas serão tomadas e ele comentou que Paulinho Branco, prefeito em exercício e também Gimerson, estão em contato direto para resolver esse grave problema, junto à Sanepar.