ONLINE
69




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Escola Técnica de Ortigueira teve Formatura
Escola Técnica de Ortigueira teve Formatura

25 estudantes receberam seus diplomas na última quinta-feira (5)

FONTES: KLABIN. FOTOS: CROSS FORMATURAS

2024-09-10 às 11:24:07) Mais 25 alunos da escola técnica de Ortigueira ganharam seus diplomas dos cursos técnicos em Operação e Manutenção de Máquinas Florestais e estão prontos para o mercado de trabalho. Nesta última quinta-feira, dia 5 de setembro, o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira, projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná, realizou mais uma formatura. A cerimônia reuniu estudantes, familiares, autoridades públicas e colaboradores da empresa no teatro do Centro Cultural Queimadas.

Ao todo, a escola técnica de Ortigueira já formou cerca de 300 alunos nos cursos para Operação de Máquinas Florestais, Manutenção de Máquinas Pesadas e Agronegócio. Desses, mais de 50% foram contratados pela Klabin ou outras empresas, reforçando o compromisso de promover a educação e oportunidade no mercado de trabalho.

“A escola fornece uma capacitação excelente e dá aos alunos um diploma que abre as portas do mercado de trabalho, contribuindo com a contratação de mão de obra local pela Klabin e para o desenvolvimento de toda a região”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira foi inaugurado em 2020 com o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais e teve seus primeiros alunos formados em dezembro de 2021. Para isso, foram visitadas escolas-modelo na Suécia e na Finlândia, países com tradição nesta formação técnica.

“Por meio de um ensino de excelência, o Centro Estadual de Educação amplia as oportunidades de mercado de trabalho para os jovens. A realização de uma nova formatura, mostra que a parceria da Klabin com o Governo do Estado do Paraná é um sucesso”, afirma Sueli Aparecida Martins, chefe do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

 

SOBRE O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FLORESTAL E AGRÍCOLA DE ORTIGUEIRA

O Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira possui uma estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, banheiros, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva, e área de lazer. A escola tem capacidade para até 800 estudantes. O espaço ainda conta com internato exclusivo para alunos, ingressos nos cursos do formato integral. A escola recebe verbas estaduais e da Klabin para sua manutenção física, humana e pedagógica.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 12 mil empregos (diretos e indiretos), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.