ONLINE
11




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Escola Técnica de Ortigueira supera 400 alunos
Escola Técnica de Ortigueira supera 400 alunos

Número corresponde aos já formados

Na sexta-feira, dia 1º de agosto, 74 estudantes tiveram cerimônia, e somaram 420 alunos formados desde o início do projeto, em 2020

FONTE: KLABIN – FONTE FOTO: CROSS FORMATURAS

15/08/25 às 05:12:16) O Centro Estadual de Educação Profissional, Florestal e Agrícola de Ortigueira (CEEP), projeto pioneiro da Klabin em parceria com o governo do Estado do Paraná, com apoio da Prefeitura Municipal de Ortigueira, acaba de superar a marca de 400 alunos formados ao longo dos seus cinco anos de história. Nesta sexta-feira (1/8), 74 formandos receberam o diploma dos cursos técnicos em Operação de Máquinas Florestais e Manutenção de Máquinas Pesadas. A cerimônia de formatura contou com a presença de representantes do Núcleo Regional de Educação de Telêmaco Borba.

Com a formatura, a escola técnica do município atingiu a marca de 420 profissionais capacitados desde 2020 para atuar no mercado de trabalho. A Klabin, por exemplo, já contratou mais da metade dos jovens formados no CEEP. A cerimônia realizada nesta sexta reuniu estudantes, familiares, autoridades públicas e colaboradores da empresa no Ginásio de Esportes da cidade..

“A escola técnica de Ortigueira cumpre um importante papel, por capacitar e desenvolver a mão de obra local. Isso possibilita emprego e renda para centenas de profissionais e contribui para o desenvolvimento econômico de vários municípios da região”, afirma o gerente de Relações com a Comunidade da Klabin, Uilson Paiva.

Inaugurado em 2020 seguindo referências de escolas-modelo da Suécia e da Finlândia, o Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira tem o objetivo de tornar-se referência em formação de operadores e mecânicos florestais.

A Escola possui estrutura completa com salas de aula, laboratórios equipados, simuladores, biblioteca, banheiros, cozinha industrial, refeitório, quadra poliesportiva e área de lazer. Com capacidade para até 800 estudantes, o espaço ainda conta com alojamento na própria escola. A escola recebe verbas estaduais e da Klabin para sua manutenção física, humana e pedagógica.

 

SOBRE A KLABIN

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,5 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. No Paraná, a área florestal da Companhia compreende o total de 679.202 hectares, sendo 40% áreas conservadas. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais - Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Dow Jones Best-in-Class Indices, com participação na carteira Globa e de Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.