ONLINE
13




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


ENGENHEIROS FLORESTAIS ASSOCIADOS EM AÇÃO
ENGENHEIROS FLORESTAIS ASSOCIADOS EM AÇÃO

ASSESSORIA FLORESTAL É ÁREA DE EXCELÊNCIA DE MANOEL FRANCISCO MOREIRA E GILSON ALMEIDA

d

2018-02-01 às 00:01:12) Nesta semana, e sobretudo pela vocação econômica de Telêmaco e circunvizinhanças, uma interessante entrevista com o engenheiro florestal Manoel Francisco Moreira trouxe à luz, contribuições no tocante a reflorestamento, seu manejo e cultivo, o como se tirar maior proveito de área plantada, mas especialmente, como isso pode ter rentáveis resultados, quando existe par e passo, o acompanhamento de profissionais do setor.

Neste viés, à disposição, está a Engenheiros Florestais Associados, formada por Moreira, de Telêmaco Borba e também pelo seu sócio, Gilson Almeida, engenheiro florestal residente em Reserva.

“A sociedade entre Gilson e eu, nasce justamente para podermos trabalhar neste campo, que é a análise econômica dos povoamentos florestais. Nós estamos aqui numa região polo no Brasil em termos de referências florestais, e temos também em nosso entorno, um monte de pequenos e médios investidores”.  Nesse contexto, disse que a Klabin dispensa citação, por ela ser a grande alto-referência, mas que quem gravita em torno dela muitas vezes se aproveita da tecnologia por ela disponibilizada. No entanto, quando chega a hora de manejar os seus povoamentos e colhê-los, faz-se necessário uma assessoria técnica, compatível com o investimento.

“Muitos investidores por vezes preferem acreditar em empreiteiros, no compadre, nos cálculos empíricos, e perdem dinheiro, ou o deixam de ganhar”, analisa, com a experiência de sua caminhada, seja como formação acadêmica na área ou atuação profissional prática.

 

ENGENHEIROS FLORESTAIS ASSOCIADOS

Esta assessoria, jamais é um gasto, mas sim um investimento e é a isso que se propõem a dupla de engenheiros, Moreira e Gilson, da Engenheiros Florestais Associados. Este suporte se dá, por exemplo, na confecção do inventário florestal da propriedade. Moreira informa a recente capacitação de Gilson, aperfeiçoando-se ainda mais na tecnologia de drones, que possibilita um mais eficaz manejo com essa ferramenta tecnológica, trazendo rapidez, exatidão e baixo custo, quando de um mapeamento florestal eficiente. “Os empresários precisam acreditar que eles investem, mas têm retorno!”. Ele ilustra esta realidade com um caso acontecido com um dos clientes, para citar a importância dessa assessoria, quando em certa feita, numa venda de madeira, sem que houvesse um inventário feito, uma cliente antes dos serviços prestados por Moreira, estava perdendo cerca de 10 mil metros cúbicos da madeira a ser comercializada. Num valor baixo atribuído de 25 reais por metro cúbico, a pessoa estava tendo um prejuízo estimado de 250 mil reais, ao paço que o custo do trabalho de um inventarista como são ambos, o investimento deste confiável levantamento que evitou tal perda financeira, girou de quatro a cinco mil reais.

sd   s

Este trabalho da Assessoria, pode ser executado em qualquer local, mas sobretudo nestes treze ou quatorze municípios que compõem o cinturão do polo madeireiro formado pela Klabin, seja Monte Alegre, ou Projeto Puma.

MOREIRA: Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1970, pela Escola de Florestas. Como Especializações tem em Economia Empresarial, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Ecologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Sua Especialização em Mercado, Floresta e Indústria foi cursada pela Real Universidade da Suécia, em Estocolmo.

Foi feita uma interessante abordagem da cultura florestal nos países escandinavos, que se destacam nesse setor, como os maiores fabricantes de equipamentos e insumos para as indústrias de papel, e conquistam isso, pelo domínio que têm na área papeleira e de celulose. Ele foi o gerente da Agência da Madeira, sediada em Telêmaco Borba.

A entrevista foi encerrada com Moreira se colocando, juntamente com Gilson, à disposição para assessoria, e num primeiro momento sem compromisso, para desde a implantação até a colheita final, do cultivo de florestas e de execução de essenciais inventários, que garantirão maior rentabilidade na hora de se colher, o fruto de tanta dedicação dentro da área cultivada.