ONLINE
10




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

d

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


EMPRESÁRIA DE SUCESSO, SÔNIA DESCREVE TRAJETÓRIA
EMPRESÁRIA DE SUCESSO, SÔNIA DESCREVE TRAJETÓRIA

Ela assumiu a presidência da Acitel no dia 17

s

2019-01-25 às 09:33:31) A presidente Sônia Maria Ribeiro, recém-empossada no dia 17 passado, na Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, recebeu o Oberekando para narrar sua história de sucesso em seu empreendimento, a Karisma, como grande referência da cidade e Campos Gerais, e a alegria do voluntarismo que há anos dedica à Associação, bem como seus projetos em prol do empresariado e clientela da cidade.

Perguntado qual o significado para ela, de doar parte de sua vida, para além do crescimento apenas de sua empresa, mas também à Telêmaco Borba, quando exercendo a titularidade da Acitel, respondeu ser um projeto audacioso: “Dedicar o tempo para esta casa de 50 anos que já passaram tantas pessoas e que hoje tem o tamanho que tem, é uma responsabilidade muito grande. Eu gosto muito desse trabalho voluntário!”, exaltando que na instituição, tem uma diretoria espetacular. A palavra de ordem para ela é contribuição, seja para com a cidade como ao comércio, “para que juntos a gente possa realmente fazer algo grandioso”.

A expressiva manifestação de carinho da comunidade empresarial e demais lideranças, logo que a Chapa Integração - tendo ela a frente - fora declarada vencedora no processo de escolha da nova diretoria, foi vista por Sônia como o reconhecimento pelos trinta anos de sucesso da Karisma.

 

NASCIDA E CRIADA NESTA TERRA

Nascida no dia 12 de dezembro de 1964, a criança que morava na Marinha e avizinhava o matadouro municipal, cresceu: “Olho pra minha vida desde menina e sinto-me orgulhosa de tudo isso, porque eu sempre olhei para o mais! Sempre quis mais!” Continuou: “Eu menina, correndo de um lado para o outro, criança, já um pouco maior, me lembro de uma enchente que teve e a água bateu debaixo da casa e a Prefeitura foi lá. Também a Defesa Civil, e eu lembro que eu não gostava disso, e eu não queria muito estar nessa situação e sempre busquei esse melhor, e aí fui pro comércio trabalhar”.

 

CARISMA AO COMÉRCIO

Sempre gostou muito do comércio, sempre gostou muito das pessoas e de vê-las felizes com suas compras. A hoje presidente trabalhou na Casa Brasil, no Calçados Marian. Casou e foi trabalhar no Magazin Ricardo Kossatz. Neste período, engravidou da primeira filha, Emanueli. Confessa que nesse momento, achou que se restringiria como mãe e dona de casa. Isso durou apenas 10 meses, quando vislumbrou dias melhores ao futuro da filha. Sônia foi incentivada pela irmã, que já vendia semi joias de porta em porta. Usou seu fundo de garantia para adquirir os primeiros produtos, “e de lá para cá eu nunca mais parei, porque vi que todas as pessoas eram potenciais clientes! Porque eu sempre gostei muito de vender”.

 

A LOJA

s x

d sd

A primeira Karisma foi instalada em frente ao Hospital, onde hoje é o IDF. Antes do empreendimento, ela já tinha uma grande equipe de porta a porta. Uma segunda loja foi aberta onde era a Só Tintas, na Avenida Tiradentes. Um tempo depois as duas lojas ficaram pequenas e ai sentiu-se a necessidade de um espaço um pouco maior, e foi quando abriu-se a loja em frente ao Banco do Brasil.

Era uma loja com muito espaço, e ela queria um pé de goiabeira para ornamentar o local, e com um compadre dela rumou-se até a rodovia para o cortar. Esse pé a acompanhou por muitos anos: “Foi uma construção muito linda até o presente momento e quero te dizer então, que nada nos derruba, somente a vontade de Deus!”.

s

No dia 24 de fevereiro a inauguração na nova sede da Karisma, no ano passado, marcou a cidade.

 

PLANOS PARA A ACITEL

“Assim como a Karisma, nós vamos construir história aqui! Nós queremos deixar esse legado! Eu, a nossa diretoria, a gente vai trabalhar para que isso aconteça. Ribeiro tem lembrado à diretoria que todos têm um nome, e que são pessoas de muita credibilidade e que levaram muito tempo para construir as suas empresas: “Então nós temos um nome a zelar! Eu não posso sair dessa Instituição, menor do que eu entrei. Os ganhos aqui vão ser uma construção!”.

 

PODER PÚBLICO

Essa construção ela vê com caminhada com o Poder Público, seja com a Prefeitura, através do Dr. Márcio, da Câmara, com Ezequiel Betim. Disse que tendo duas filhas, a Emanueli e a Gabrieli, quer deixar um legado aos netos também por uma trajetória na Acitel.

O cabeamento de energia subterrâneo que será feito na Horácio Klabin é visto com bons olhos por ela, até porque seu empreendimento nem tanto se localiza nesta, como é uma grande referência da avenida central.

Particular conhecedora da realidade da Horácio Klabin, a pedido do Oberekando, respondeu que melhor que a implantação de um calçadão, que é um dilema entre os telêmacoborbenses, uma revitalização que a deixe mais funcional, “e principalmente mais segura”, e “em seguida beleza, conforto aos clientes... eu quero crer que tudo isso neste projeto, será contemplado!” Ela elogiou inclusive, a vinda do destacamento policial para parte das instalações do Conseg. Citou os mais diversos segmentos de mercado que fazem parte da diretoria da Associação e que isso será muito positivo para que as melhorias venham: “Eu tenho uma empresa individual e eu não tomo decisões sozinhas. Eu sempre tive e tenho pessoas junto comigo e aqui não será diferente. E aqui não seria possível se não tivesse esse time que temos. Tem um time extraordinário aqui!”

No discurso, o prefeito enalteceu a importância da Associação e de sua nova diretoria, e deu a boa nova da Junta Comercial, onde a nova profissional já está sendo treinada: “Quero crer que em menos de 60 dias a Junta já vá estar funcionando em 100%”. Somar e multiplicar é a palavra de ordem: “Jamais dividir! Esse é nosso intuito principal!”.

 

NOVOS ASSOCIADOS SERÃO BEM VINDOS

A presidente fez questão de convidar aos empresários que ainda não sejam associados, para que conheçam e se aliem à Acitel, explicando, por exemplo, as inúmeras vantagens quando da adesão, seja a esta, bem como aos seus colaboradores. Também, o benefício de contar com a Nota Fiscal Eletrônica: “Nós como associados, por vezes, não conhecemos os benefícios grandiosos que temos aqui!”.

d

A entrevista foi fechada também com a participação de Viviane da Silva Castilho, que compõem a nova diretoria como a 5º vice-presidente. Ela é proprietária da escola de Idiomas Winners e tem a representação da Uninter em Telêmaco. Com cursos à Distância, esta instituição de Ensino Superior foi a única no Brasil a obter a nota máxima no Recadastramento do Mec. Quanto à Acitel, ela já fez parte da última gestão, mas crê que a contribuição, agora com Sônia à frente, será ser bem maior.

Antes de se encerrar, Sônia lembrou o forte parceiro que é o Sebrae, que tem seu posto de atendimento nas dependências da Acitel.

 

LEIA TAMBÉM:

EMPOSSADA NOVA DIRETORIA DA ACITEL EM TBPrefeito anunciou a retomada no atendimento da Junta Comercial