ONLINE
9




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

s


EM TEMPOS DE CORONA, CURIÚVA EM AÇÃO!
EM TEMPOS DE CORONA, CURIÚVA EM AÇÃO!

Agricultura falou da Patrulhinha Rural e Gabinete, dos esforços concentrados, devido especialmente, ao Covid-19

 s

2020-05-22 às 08:01:51) Há uma semana, atendeu ao Oberekando, o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Curiúva, Reinaldo Vicentin, e também Antônio Cezar Benato, que é secretário municipal de Agricultura. Com Vicentin, especialmente os trabalhos em tempos de pandemia, e com Benato, a Patrulhinha Rural.

“Curiúva não parou, mas se preveniu dentro do possível. Graças à Deus, estamos tomando todas as precauções quando ao Covid, fazendo todas as determinações da Organização Mundial de Saúde, do Sesa, e da Vigilância Sanitária. Junto com o Christiano (Borges, secretário municipal de Saúde) e o Neilor (Costa, do Comitê Covid-19 e diretor do Hospital Municipal), e a equipe toda, trabalhando em prol da prevenção”, disse Vicentin.

DIA DAS MÃES: Ele comentou do momento de abertura do comércio de forma mais abrangente que se deu, em função do Dia das Mães, com toda responsabilidade no cumprimento das medidas sanitárias, em parceria com a Associação Comercial local, além da instalação que se daria (a entrevista foi gravada no dia 15), de uma segunda barreira sanitária, na outra entrada da cidade.

 

PATRULHINHA RURAL

Benato informou que após montagem que se encaminha a bom tempo, enfim está sendo colocado em prática o programa ‘Patrulhinha Rural’, que “é uma série de conquistas que a gente conseguiu... a aplicação destas conquistas, que são alguns equipamentos agrícolas, implementos, trator, tratores forte, que a gente vai estar colocando à disposição de nossos produtores rurais. O mundo parou, mas os nossos produtores não podem parar”, no sentido que cabe a eles colocarem comida na mesa da população: “É louvável a atitude de Nato e de Reinaldo, de ter essa preocupação com nosso produtor rural”.

A maior parte dos produtores rurais em Curiúva, são os pequenos e micros, e eles, explicou o secretário, têm uma dificuldade muito grande no acesso às máquinas. Este programa colocará os equipamentos à disposição destes produtores.

O Patrulhinha já teve start a cerca de dez dias, e sua continuidade se dará, com a adesão dos interessados, cujas inscrições para tal atendimento podem ser feitas na Secretaria de Agricultura curiuvense.

 

PRESERVAÇÃO DAS NASCENTES E CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

Uma das ‘cerejas do bolo’, assim adjetivada por Benato, nos trabalhos prestados pela Agricultura, é a preservação das nascentes de água no município, “até porque água é vida”, e também acrescenta Reinaldo: “Quando há, alguma reclamação de falta de água, acaba vindo ao Gabinete do prefeito”.

A pedido do Oberekando, foi solicitada de ambos, uma mensagem aos curiuvenses, para o não esbanjar água neste momento de seca estridente no Paraná todo, e uma grande surpresa foi o elogio deles, a que entre o povo de Curiúva, são raros os casos de desperdiço de água, mas ainda assim, é reforçado o pedido de que todos a economizem.

Neste viés, Reinaldo disse que os bairros, como Felisberto, Espigão, Vila Rural, e o Taboão, são locais que a Prefeitura é que dá manutenção na questão da água. “No Espigão e no Felisberto, já está acabando a água. A gente conseguiu comandatar um poço artesiano da Sanepar, lá no Felisberto, que dá 25 mil litros de água por hora”. No Espigão, fora também melhorada a condição de água deles.

Quando comentado à António, deixar uma palavra ao prefeito Nato, pela atenção dispensada à Secretaria, bem como liberdade de trabalho, ele logo se remeteu ao intenso trabalho na retomada da certidão negativa, após mais de uma década, sem. Agora, com isso, a vinda de muitos equipamentos e projetos protocolados em Curitiba: “A Agricultura não para, nunca parou, e sempre está buscando incentivos, e coisas que  favoreçam ao agricultor”. Um projeto, que com a pandemia, deu uma truncada, é o do Frango Colonial. Este, que tem a adesão de muitos produtores e o auxílio importante da Universidade de Ponta Grossa, a UEPG. Outros serviços que a Secretaria presta constantemente são questões como notas, ITR, enfim, um apoio completo para todo o pessoal da agricultura. Uma questão, disse, que o prefeito Nato conversou com ele recentemente, foi da feirinha do produtor, necessária ter sido interrompida devido aos cuidados com o coronavírus.

COMIDA BOA: Na cidade, num trabalho bastante intenso da Secretaria de Assistência Social, pelo Cras, o credenciamento para o recebimento deste benefício do governo do Estado do Paraná, com três parcelas de 50 reais, em alimentos, aonde os mercados poderão se inscrever para isso fornecer, aos beneficiados.

O essencial esforço da Secretaria de Assistência Social, que tem a titularidade de Kely Vicentin, foi pauta também, a pedido do Oberekando, e especialmente neste tempo de Covid-19: “É um pedido do Nato, pelos menos favorecidos, em todos os setores, não só na Assistência”.

Um elogiável trabalho intersecretarias neste momento de crise, não só local, mas generalizado devido ao corona, está sendo ofertado à população: “A Saúde cuida da saúde, e a Assistência cuida da necessidade”, Exemplo disso foi o cadastramento dos R$ 600 do Auxílio Emergencial, bem como todo processo de inclusão social, com o Comida Boa.

A entrevista, ao seu final, não poderia ter lembrança mais merecida, que os agradecimentos a todos os profissionais da Saúde, e deixado, citando o secretário municipal, Christiano Borges, o mais efusivo “muito obrigado”, a todos e a cada um desses servidores: Uma equipe neste momento de pandemia, coordenada por Neilor Costa.  Fora o corona, Reinaldo exaltou tantas melhorias acontecidas na Saúde, em prol da população, dando como um exemplo, a melhoria na frota de transporte de pacientes: “A ideia do Nato, sempre foi essa. Cada vez melhor. Melhorar cada vez mais”.

Nesta semana no Oberekando, inclusive uma hoje, duas matérias dão a dimensão dos investimentos e da atenção da Administração Municipal de Curiúva, com os agricultores. Clique e leia abaixo, as seguintes reportagens, que trouzeram conquistas:

Curiúva recebe retroescavadeira nova. Emenda foi do deputado Toninho Wandscheer

 

--

D