ONLINE
17




Partilhe esta Página

d

DFF

d

ACITEL

s

sr

S

a

A

S

D

C

S

s

d

 DRTE 

D

 MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


EM TB: Passeio ciclístico neste dia 28

Objetivo é despertar para a importância de ciclovias na cidade, conforme Ciclistas em Ação

2018-07-20 às 10:47:25) Presidente da Associação de Moradores do Bairro Alto das Oliveiras por dez anos, ou seja: várias gestões consecutivas, João Maria Rodrigues tem também, com diversos amigos, o encampamento de um pleito, que são construção de ciclovias para a cidade de Telêmaco Borba, ou ao menos, nos locais que já não mais a comportarem, ciclo-faixas. Ele falou a respeito disto, e do passeio ciclístico que está programado para o sábado, dia 28, com concentração e saída às 10 horas, em frente ao Pátio da Rodoviária.

Um grupo de pessoas, “Ciclistas em Ação”, vendo as dificuldades que a cidade oferece para a trafegabilidade dos ciclistas, somando-se ao fator geográfico, se uniu para reivindicar às autoridades, neste sentido. João garante que suas viagens à capital do Estado acabaram por também auxiliar num desemboque de boas medidas. Ele já esteve na Secretaria de Obras e soube que esta questão não está adormecida pela atual administração. Também deixou muito claro que não se trata de manifestação ou grupo manifestante, e sim, uma reivindicação, pacífica e que resultará em mais saúde e bem-estar: Fatores inerentes à essa prática esportiva.

 

PASSEIO CICLISTICO

Não se trata de uma prova, uma corrida e sim, um passeio. Já está tudo acertado e ter-se-á o apoio do TBTran. O evento está aberto a todos, e o presidente já está sabendo que bastante pessoas já disseram que vão participar, inclusive junto com o Ciclistas em Ação, os amigos da Ciclo-Zane.

 

CICLOVIA

Criar acessibilidade para as pessoas que optam por bicicletas, e até mesmo, um paliativo para um trânsito, que em todas as cidades; com excesso de veículos, atualmente é um grande problema: Telêmaco não é diferente! Na Obras, “já adiantaram que tem projeto, em andamento, então, já se está meio caminho andado!”. Para João, é importante a mobilização dos ciclistas, “em mostrar que estamos aqui! Que existe um público que gosta e precisa!”.

 

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Já está ele, em terceiro mandato, e se encaminhando para os 11 anos à frente da associação. Ele disse que não pretende continuar, e comentou da importância de que novas ideias venham somar para a direção.

Uma das vitórias conseguidas foi a super-creche, e o presidente citou também as questões ligadas ao trânsito, que vem sendo observadas pela Prefeitura: “É uma das coisas que ajudou bastante aqui, e temos a parabenizar!”. Rodrigues observou que a gestão atual tem atendido aos presidentes e com eles se reunido. Mostrou inclusive, alguns requerimentos que deve entregar a ela, em favor de sua comunidade.

João, quanto ao passeio ciclístico, finalizou a entrevista lembrando que serão premiados o ciclista mais novo e o mais idoso, presentes. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local, antes do início do evento.