O elogio, unânime, foi de que a cada ano o evento ganha maior envergadura
2024-05-26 às 14:17:10) O Festival Gomarábica de Telêmaco Borba, ganhou em 2024, sua maioridade! Encerrada com sucesso, ontem, a 18ª edição.
A todo ano, um turbilhão de surpresas com novos talentos, sejam locais, como também, regionais, visto que é à outros municípios, também concedido o direito de participarem!
Coordenou o Festival, o diretor municipal de Cultura, Élyson Gomes. a vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, e a Rainha da Expo Telêmaco, e suas duas princesas, auxiliaram na premiação dos vencedores. Fez o cerimonial, o radialista Nelson Pesadão!
Foi elogio por parte de todos, a categoria excepcional da empresa AS Sonorização, que atendeu às demandas necessárias para o Festival.
--
CONFIRA ABAIXO, QUEM FORAM OS GANHADORES E RESPECTIVAS CATEGORIAS:
SERTANEJO
INTERPRETE
1 - Rodrigo e Ricardo (Elcio Ricardo)
2 - Aline Bahr
3 - Henrique Ferraz e Gustavo (Aleceris Biscaia).
COMPOSIÇÃO
1– Felipe Oliveira – Música: Tristeza de um carreiro
2 – Wilian e Diego – Música: Bora ser Feliz
3 – Érica Prado – Música: Jóia Rara.
--
MPB
INTERPRETAÇÃO
1 – Lohan e Lorenz
2 – Priscila Machado
3 – MR. Duff (Josué Lucas).
COMPOSIÇÃO
1 – Trio Bem Querer – Música: Amor Secreto
2 – João Henri – Música: Quem é Você?
3 – Bira - Música: Cartão Postal.
--
ROCK NACIONAL
INTERPRETAÇÃO
1 – Danny Wandré
2 – Marcel e Banda (Marcel Ribeiro)
3 – Banda Obasiko (Gilson dos Santos)
COMPOSIÇÃO
1 – Elma Rocks – Música: Talvez
2 – Will Sing – Música: Pode ser que dessa vez
3 – Senhorita Jones - Música: Mantenha Distancia
--
SAMBA/PAGODE
INTERPRETAÇÃO
5 – Grupo Do Nosso Jeito (Diego Cristiano)
4 – Brenda Brezze
3 – Grupo Parça (Juliano Fontinelli)
COMPOSIÇÃO
1 – Pagode com o Thasso – Música: Dia de Pagode
2 – Grupo do Marada – Música: Deixa o nosso amor rolar
3 – Euzemir Ribeiro – Música: Palavras.
--
GOMARÁBICA
Serafim Colombo Gomes, mais conhecido pelo pseudônimo Gomarábica, foi um humorista, radialista e compositor brasileiro, que contribuiu com a música regionalista brasileira, fazendo sucesso nas décadas de 1960 e 1970. É o autor do sucesso Poeira, além de outras composições.
Após se apresentar no circo em diversas cidades do Brasil, muda-se para o estado do Paraná e fixa-se residência em Telêmaco Borba. Inicia-se então os trabalhos como radialista na Rádio Sociedade Monte Alegre.
A composição de autoria de Serafim Colombo Gomes e Luis Bonan, foi premiada por vencer o "1° Festival de Música Sertaneja” promovido pela Rádio Nacional de São Paulo, em 1968. Esta música foi cantada primeiramente pelo Duo Glacial, uma dupla de cantores paulistanos de música sertaneja. Essa canção foi então também gravada por Sérgio Reis e foi utilizada ainda na abertura do filme O Menino da Porteira, filmografia de grande sucesso na época. Posteriormente foi gravada e regravada por inúmeros artistas como Raimundo Fagner, Xavantinho, Sérgio Reis, Pena Branca, Inezita Barroso, Chrystian & Ralf, Daniel, entre outros.
Ele chegou a ser candidato a vereador no município de Telêmaco Borba, no Paraná, ficando como suplente.
Por uma iniciativa da Prefeitura de Telêmaco Borba, criou-se o Projeto Gomarábica com o intuito de incentivar e valorizar os artistas locais. Foi implantando também o Festival Gomarábica, com periodicidades anuais, buscando promover a música regional, a competição entre artistas, premiando assim os melhores classificados com o Troféu Gomarábica.
--
RELEMBRE O FESTIVAL EM:
--