Ortigueira: “Negação da importância da Klabin é desinteligência”
2021-02-04 às 09:58:19) Na tarde de terça-feira, a conversa foi com Ary de Oliveira Mattos. Casado, nascido em 01/02/1953, acrescentou ao seu currículo no dia 15 de novembro passado, sua oitava eleição, com três situações inéditas: Nunca foi nestas, derrotado, sempre foi o primeiro colocado, e após sete delas como vereador, venceu na primeira vez que tentou a prefeitura. Ele é o chefe do poder executivo de Ortigueira, e terceiro na família neste cargo, antes exercido por seu pai, Lito, e por sua irmã, Marlene. A curiosidade é que ambos ex-prefeitos, tiveram dois mandatos: será o bom presságio?
“É um prazer nós estarmos aqui conversando, colocando nosso posicionamento a respeito de nosso município, e nossa região, que é tão carente, e precisa de tanto trabalho, e tanta oportunidade, e a população está esperando estas oportunidades. Então a nossa missão é essa: trabalhar em favor de nosso município, de nossa população”.
“UM MASSACRE DE VOTOS”
Ele mesmo usou esse termo para adjetivar o comportamento das urnas pró-Ary, pois numa cidade de 14.874 eleitores, obteve 8.157 votos e 57,63%, tendo o segundo colocado 5.612 votos, e o terceiro, 386.
Nas sete eleições que disputou para o Legislativo, sempre foi o mais votado. Sem jamais ter perdido uma delas, fez sua oitava tentativa, e manteve as duas marcas: Vitória e campeão de votos! Foi a primeira vez que pleiteou o Executivo.
Ary definiu sua vitória como a união dos trabalhadores, em busca da necessidade de um nome diferente, e que fosse da classe que movimenta a engrenagem do município, que são os trabalhadores. Ao mesmo tempo que fala no trabalho, não abre mão de um parque industrial, e cita a importância das cerâmicas, as demais fontes de emprego e renda, como também os hortifrúti granjeiros, mas faz questão de pontuar a estadia do homem do campo, “no campo”, e sua produção.
PARCERIAS COM OS PREFEITOS DA REGIÃO
Ao responder como será a relação, por exemplo, com novos prefeitos como Dayane Sovinski de Imbaú, e Lucas Machado, de Reserva, disse que a eleição deles, foi um certo grito, colocando também o seu caso, aonde o recado dado foi: “Agora nós vamos virar o jogo. Agora nós trabalhadores vamos colocar o nosso representante que nós queremos lá, e não vamos aceitar nem discurso, e nem pacote pronto. Nós vamos usar a nossa inteligência e o nosso pensamento”. Concluiu que deu certo, e que “deu essa nova safra de prefeitos!”.
AONDE ESTAVA QUANDO SAIU O VEREDITO: “PREFEITO!”?
“Eu passei o dia da eleição lá na minha casa, no Bairro dos Franças, aonde eu resido, tranquilo, recebendo pessoas. E terminada a votação às 5 da tarde, aí eu vim pra Ortigueira, e foi tudo muito rápido. O pessoal já estava na rua fazendo carreata, fazendo festa, invadindo as praças, e ai, dentro da cidade mesmo, nós fizemos e finalizamos aqui, a grande vitória”.
Tio da Dra. Stephanye Moraes Schneider, que brilha na sua área médica em Telêmaco, não deixou de a parabenizar pelo empenho na Capital do Papel, mas já deixou um recado, que sendo prata da casa, num futuro muito próximo, deseja ela também atendendo sua cidade natal.
Antes do prefeito chegar para a entrevista, este jornalista “matou uma curiosidade” pois desejava conhecer a ex-prefeita por duas gestões na cidade, que foi Marlene Mattos, irmã do atual Administrador. Ele enalteceu o trabalho ‘da mana’ e recordou de sua trajetória, quando viu sua popularidade marcar o coração dos ortigueirenses, pelo seu trabalho no posto de Saúde. Filhos do ex-prefeito Lito, - António de Oliveira -, tem ele também Marcos, como irmão, que é atual vereador.
RELAÇÃO COM O LEGISLATIVO?
“Os nossos vereadores... são 11 vereadores, e é a melhor possível. São pessoas de todas as esferas. Vieram do interior, tem pessoas da cidade, tem pessoa que trabalha no comércio, e outros que trabalham na agricultura. A população ficou muito bem representada”. Ele disse que o que o povo esperava, aconteceu: “Uma boa equipe no Executivo, e uma ótima equipe no Legislativo nos apoiando também! ”.
IMPORTÂNCIA DA KLABIN PARA ORTIGUEIRA
Ao responder com o vê a importância da Klabin para o município, disse que são três as principais fontes arrecadadoras do município: O pedágio, a usina hidrelétrica e a Klabin, através do Projeto Puma, “que oferece muito emprego, muita matéria prima e isso ai é convertido em ICMS para beneficiar a nossa população, e então nós temos a Klabin como nossa parceira.
Mais adiante disse: “A fábrica da Klabin, o Puma, e agora o Puma II, eu considero como um milagre para Ortigueira. De oito anos pra cá, aconteceu um milagre em Ortigueira, onde é uma fonte nova de arrecadação, aonde a gente pode planejar a cidade agora, com polo industrial, com geração de emprego, com segurança, com uma Caixa Econômica Federal para a nossa cidade! ”. Além disso, comentou em trazer para Ortigueira, uma Ciretran, um Banco do Brasil onde hoje se tem um PA (Ponto de Atendimento), pois disse que a cidade tem que se desenvolver e a população merece ver ela se desenvolvendo, visando aumentar o número de habitantes, “pois nós estamos estacionados em 22 mil habitantes fazem oito anos”. Fez um comparativo com o desenvolvimento que Telêmaco teve com a chegada da Klabin, quando ainda ela se chamava Monte Alegre, e “temos que aproveitar essa transformação”, tendo as duas unidades. O polo industrial é o grande olhar do novo prefeito. A construção de um hospital é também meta!
COMO ARY COMEÇOU A SE TORNAR CONHECIDO?
Disse que isso veio de berço! “O meu pai morou no Bairro dos Franças... eu moro na casa que meu pai construiu em 1960”. O patriarca era uma pessoa muito dedicada, e foi vereador por três mandatos e prefeito dois mandatos consecutivos. “Teve cinco mandatos consecutivos e sempre voltado para a população”.
E os filhos focaram neste objetivo de estar à disposição da população, e com dignidade: “É uma missão que ele deixou para nós e nós temos que honrar o nome dele, e honrar os compromissos com a população... não podemos nos esquecer disso, não é? ... que é a essência... a essência do trabalho, do atendimento! E é com as pessoas, e que estão esperando, e as pessoas agradecem muito, porque é uma dedicação, uma vida... uma vida atendendo a população! ”.
“Seu Lito” faleceu em 1998.
ESCLARECIMENTO
Ele aproveitou para esclarecer ao seu povo quanto à Klabin, pedágio e usina, que dão este novo ritmo à cidade, iniciado há cerca de oito anos, e que atualmente, somando à papeleira, é gerada uma arrecadação de 10 milhões mensais. “O nosso PIB, ano, passou de 300 milhões, do Puma pra cá, para 1 bilhão e 800 milhões (ano). Essa que é a realidade de Ortigueira, nos últimos oito anos. Então não podemos ficar aqui, estagnados! Nós temos que avançar! ”.
Ele também disse que quando na campanha, e agora reafirma, que em relação ao homem do campo e a industrialização, especialmente no que concerne à Klabin, que buscará parcerias. Este maior investimento no homem do campo consta em oportunidades dele fixar-se no campo com sua família, com hora-máquina, adubo, calcário, semente selecionada, e sem custo aos pequenos produtores. “Ai, não vai ter vendedor de sitio, principalmente o pequeno, porque ele está tendo renda com seu sítio! Então não vai vender pra Klabin, nem pro grande produtor de soja e nem pro criador de gado! Ele vai usufruir de sua propriedade! ”.
O município de 105 mil alqueires, tem mais de 3 mil pequenos produtores rurais. Destes, informou Ary, 30 mil alqueires são de plantios de grãos. Ortigueira é um dos maiores produtores de soja da região. Também produz gado, leite, “e agora, celulose também! ”. Anunciou que está descentralizando a Secretaria Municipal de Agricultura, para chegar em todas as comunidades do município, além de que esta secretaria, deverá estar à altura das mais importantes da região.
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO ÊXITO CONSEGUIDO
A esposa do prefeito, dona Tereza, primeira-dama da cidade, teve seu importante papel no período eleitoral, e continua agora e Mattos deixou agradecimentos registrados, ao falar da importância da família. Sua filha mais velha chama-se Karen, além de Robson e Alisson, que formam um trio de filhos, e moram em Cascavel.
A NOVA PREFEITURA
“A nossa cidade é uma cidade futurista... uma cidade de oportunidades! Nós começamos nossa administração com portas abertas, recebendo aqui, 10, 20, 30 pessoas por dia”, adicionando que “há uma troca de confiança, entre a nossa administração e os nossos liderados, que é a população! ”.
Antes de encerrar a entrevista, fez questão o prefeito, que completou seu primeiro mês de gestão, de pedir que a população faça seu papel na prevenção ao Covid19, e evite aglomeração, use máscara e álcool em gel. Efusivamente agradeceu os incansáveis ‘anjos sem asas’ da linha de frente do combate ao coronavírus, e não se poderia concluir de outra forma o diálogo, senão com momentos de silêncio em homenagem póstuma, de respeito e pesar aos familiares que perderam ente queridos para esta epidemia.
LEIA TAMBÉM:
--