ONLINE
5




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

D

S

s  

D

 

MDA

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

x


EDE PUKANSKI: DEMANDAS E PROJETOS NA SAÚDE
EDE PUKANSKI: DEMANDAS E PROJETOS NA SAÚDE

O secretário recebeu o Oberekando para diversas pautas

d

2019-04-27 às 10:45:32) A Saúde municipal foi tema de um bate-papo com o secretário de Saúde, Edemilson Siqueira Pukanski, Dr. Ede Pukanski. Das diversas citações, os avanços, respostas a ensejos da população e a lembrança sempre de que os direitos estão par e passo inerentes a deveres, especialmente quando se fala em presença nas campanhas de vacinação, atendimento de profissionais à população, entre outros.

“Temos inúmeras deficiências na área da Saúde, mas estamos trabalhando, onde Dr. Márcio dá um apoio importante, destinando grande parte dos recursos. Praticamente o ano passado foi investido mais de 25% de nosso orçamento em Saúde e que nós acreditamos que estamos evoluindo”, e se tem trabalhado para que as demandas sejam corrigidas.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, INCLUINDO MÉDICOS E ENFERMAGEM

Para se ter atendimento ao público é necessária uma equipe multidisciplinar, composta de enfermeiros, médicos, enfim, cada um tendo seu papel para o melhor a população: “Lógico, nós temos dificuldades quanto a contratação de médicos. É uma condição aqui na nossa cidade, histórica. Vários anos a gente já tem essa dificuldade! Precisa ser discutido esse modelo de contratação. Temos alguns profissionais que são credenciados, outros concursados e nós estamos nessa conversa e nessa interação com eles, para que realmente ele priorize, e nós temos que priorizar o ser humano. Respeito! Respeito é a palavra principal!”.

Ede pontua que eventualmente podem acontecer atrasos, porque ele (médico) não pode, por exemplo, abandonar uma cirurgia ou uma emergência, mas este tem o dever de comunicar para que a população seja avisada.

Os médicos efetivos têm sua marcação de ponto e aqueles que não conseguiam se adaptar a isso, pediram sua exoneração, explicou ele.

O secretário pontuou cidades como Curitiba, por exemplo, com uma debilidade de 180 médicos, onde estão sendo contratados esses profissionais sem concurso, e realizados mutirões para atendimentos nas UBS´s que estavam com essa necessidade. Ponta Grossa perdeu os médicos do Mais Médicos e tem grande dificuldade de repor esses profissionais: “Aqui em Telêmaco Borba nós estamos com uma dificuldade que é na Unidade Básica da Vila Isabel”, pois o médico, do Mais Médico, passou numa residência médica, e foi embora. Enquanto isso estão sendo relocados profissionais de outras UBS´s, mas esse problema deve ser resolvido no segundo semestre, com a inauguração da Unidade de Saúde no São Silvestre, comunicou Ede. A partir dessa segunda-feira está sendo visto mais um médico para Vila Isabel, e ele acredita que este problema será resolvido.

 

TRANSIÇÃO NA UPA: PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Neste momento, há uma adaptação na Unidade de Pronto Atendimento, que é originalmente para atendimento de urgências e emergências. “Por questões legais, econômicas, financeiras e de faturamento de procedimentos de Saúde, há exigência de implantação do prontuário eletrônico”, como foi feita nas UBS´s. Isso pode, segundo ele, trazer algum atraso no atendimento, e foi pedida a compreensão nesse sentido, da população, por eventual atraso. Mas a recomendação dada aos profissionais daquele local, é que, num caso de um número maior de pessoas a serem atendidas, nesse momento, que se deixe fora o sistema, e as atenda, manualmente, evitando atropelos: “Mas são medidas que precisam ser feitas, necessárias, para que a gente consiga melhorar o atendimento de nossa população”.

 

ESPECIALIDADE COM NOVO PRÉDIO

Está prevista para 15 de maio a inauguração do novo prédio do Centro Municipal de Especialidades: “Todos os consultórios vão estar com computadores e prontuário eletrônico”, que serão em torno de 22, e funcionará onde hoje é a Clínica da Mulher. Novamente ai, a importância deste prontuário, onde o médico já saberá o que fora já, solicitado a esse paciente, acontecendo ai uma economia de custos, tendo o profissional, em tela, a situação clínica quando o mesmo passou, por exemplo, pela UBS. O secretário falou que uma das ações interligadas será, quando na necessidade de encaminhamento para especialista, já na consulta nas UBS´S: Ali mesmo está será marcada para a Especialidade, dando maior agilidade e conforto ao paciente.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS: Ele, inclusive, explicou do agendamento que está acontecendo em Telêmaco de diversas especialidades e o prazo que a população está aguardando, que é em relação a diversos outros municípios, bastante curto. Neste caso, recordou também o convênio para as cirurgias tanto no IDF como Hospital Moura, com as ortopédicas, onde em conjunto com a Câmara de vereadores, algumas que aguardavam até há cinco anos, senão algumas até mais, foram e estão sendo efetuadas.

 

FACULDADE PEQUENO PRÍNCIPE: CURSOS AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Desde que assumiu, e com o incentivo do prefeito, foi contratada esta instituição que é referência na área, para aplicação de curso aos profissionais, “Aperfeiçoamento e Educação Continuada”, envolvendo as UBS´s.  Devido a isso, inclusive, algumas Unidades ficaram fechadas (Devidamente comunicado isso à população) na semana que está se encerrando: “Na medida que nós podemos qualificar nosso servidor, ele vai retornar com melhor atendimento à nossa população”.

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

No momento em que fora citada a vacinação que está acontecendo, foi-se abordado os direitos e deveres, tanto dos profissionais da Saúde, mas sobretudo nesse caso, da população. Quando de vacinação das crianças, a atual, prevenindo a gripe, que abrange-as a partir dos seis anos, uma lembrança básica, é que elas, “crianças”, não vão – não podem – ir sozinhas e é premente a necessidade que os pais as levem. A atualização da carteira de vacinação hoje é decisiva na hora, inclusive, de uma matricula escolar, ou num Cemei.  

 

DENGUE: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

É uma pauta constante, e vários municípios país afora estão com quadros de epidemia. “O trabalho que nossas agentes fazem é de fundamental importância. Mas o mais fundamental é a participação e colaboração da população. É dever da população o seu quintal limpo, porque 80% dos criadouros e dos locais onde há a presença da larva com mosquito da dengue, são dentro do quintal”. De 10 a 15 minutos, semanalmente, para averiguação se não há locais com água parada, podem ser decisivos para se evitar a presença do aeds.

 

SAÚDE PREVENTIVA É CONSCIÊNCIA!

Outro ponto citado, foi a importância de se procurar métodos de saúde preventiva, como alimentação adequada, prática de exercícios físicos, dentre outros. Nesse viés, existem hoje na equipe da Saúde, dois profissionais de Educação Física. Tantas outras práticas são estimuladas, e há um trabalho inter-secretarias nesse sentido: Quando se propiciam práticas culturais, caminhadas, danças, atividades no CCI, dentre outras, se volta para a saúde do corpo e da alma, com o físico e o mental. As competições esportivas com escolinhas, o Projeto Brincar, as atividades diversas na Praça da Família são iniciativas feitas em Telêmaco.

 

CEO

Centro de Especialidades Odontológicas a vista: No dia 02, acontecerá a licitação da reforma do prédio ao lado do Correio, onde se localizará o CEO. Foi frisado também que praticamente todas as Unidades de Saúde estão com atendimento odontológico. No Jardim Bandeirantes Ede disse que faziam quase 10 anos que este profissional não atendia. Na Marinha será a próxima a ser instalada. O empenho de Dr. Paulo Marcelo Nocêra, que é responsável por esta área, foi exaltado.