ONLINE
22




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


E a situação da dengue em TB ano passado!
E a situação da dengue em TB ano passado!

Foram 48 casos confirmados em 2020

FONTE: PMTB

2021-02-03 às 08:55:52) A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba concluiu o Boletim da Dengue do ano de 2020. Segundo levantamento, foram 232 casos notificados e 48 casos confirmados.

A doença continua sendo uma preocupação aos setores de saúde e de acordo com as Diretrizes Nacionais é considerado um Munícipio Infestado:

Municípios infestados - são aqueles com disseminação e manutenção do vetor nos domicílios. No Paraná inclui-se nesta categoria 331 municípios (82,96%).

Para verificar essa infestação, os agentes de endemias fazem um levantamento de tempos em tempos na cidade visitando as residências e terrenos baldios e onde encontram larvas são coletadas e analisadas, de acordo com essa análise é conhecido o índice do município.

 Índice de Infestação Predial (IIP) - é a relação expressa em porcentagem entre o número de imóveis positivos e o número de imóveis pesquisados. A partir dos indicadores de IIP obtidos, os municípios são classificados de acordo com o risco para desenvolvimento de epidemia, sendo os municípios considerados em condições satisfatórias quando o IIP fica abaixo de 1%, em condição de alerta quando este índice está ente 1 e 3,99% e em risco de desenvolver epidemia quando o índice atinge 4%.

Situação em Telêmaco Borba - No último levantamento feito em Telêmaco, o índice ficou abaixo de 1%, enfatizando desta forma que se deve continuar fazendo cada qual o seu papel, onde cada morador é responsável pela saúde de sua cidade e de si próprio. Neste período que muitas pessoas estão afastadas de seus trabalhos devido a pandemia da Covid-19, existe mais tempo para cuidar dos quintais e de suas casas. Sabendo que os criadouros preferidos para a desova do mosquito estão dentro das residências.

A SMS deixa um alerta, que todos sejam conscientes e responsáveis quanto aos cuidados básicos necessários para evitar uma epidemia na cidade, pois esta é uma doença grave e que todos são fundamentais na prevenção e no combate.

--

D