ONLINE
54




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


DR. RICARDO HERMANN, E A EQUIPE DO CIR
DR. RICARDO HERMANN, E A EQUIPE DO CIR

Ele falou do dia-a-dia da Fisioterapia e do carinho dos pacientes

21/11/25 às 21:19:44) A entrevista que se segue, foi no Centro Integrado de Reabilitação (CIR), que tem a direção do fisioterapeuta, Dr. Ricardo Fernandes Hermann. Participaram também, a Dra. Any Lara H. Proença e o Dr. Renan T. da Costa. Compõe ainda o quadro clínico, as doutoras Hellen Caroline Mendes e Brenda Danmvolf.

A conversa com a equipe do CIR foi iniciada com agradecimento especial à Hermann, que de imediato, logo que o Site Oberekando, em 2014, iniciou seus primeiros passos, esteve junto como patrocinador, e Ricardo justificou, falando que a mesma coisa aconteceu com ele, ao iniciar sua clínica, e fora o Dr. Moura quem o apoiou e incentivou, e a quem ele também tem enorme gratidão! “Quando eu comecei meu primeiro trabalho, foi ele que me deu a oportunidade, e quando eu vi você na minha frente, pedindo ajuda, eu disse ‘eu fui ajudado, então não custa ajudar!’”.

Ricardo se formou em Fisioterapia, fazem 21 anos, pela Unopar, em Londrina, e é pós-graduado em Acupuntura e Terapia Manual e a clínica tem ainda mais tempo, pois era de outros proprietários.

Compôs o bate-papo, Dr. Renan, por ser a mais nova aquisição da CIR, e Dra. Ane, que é a que mais tempo está na equipe. “Eu sempre dei chances! Passaram vários fisioterapeutas comigo, todos recém-formados, e eu sempre abri as portas!”, tanto que já oportunizou vários estagiários, e atualmente, contando Ricardo, com os quatro fisioterapeutas, quase que não dão conta! Isso mostra, credibilidade!

Dr. Renan é neuro, e trabalha com crianças especiais, e adultos, e a Dra. Anne é especializada em Uroginecologia, “e faz um trabalho especial com gestantes, e eu, na área Ortopédica, mas quando é necessário a gente se ajuda”, explicou Ricardo.

Any, prata da casa – Tborbense, formada pelas Faculdades Positivo, em Curitiba, disse que já fazem cerca de 6 anos que atende na clínica: “Foi minha primeira oportunidade de emprego, recém-formada da faculdade. Ricardo me deu esta chance de eu estar aqui em Telêmaco! Hoje minha área específica é a Pélvica, mas comecei atendendo na Ortopedia. Minha agenda lotou, graças à Deus!”. Ricardo disse de uma bonita situação, que a conhecendo, ligou a convidando, claro, sabendo de sua formação, mas, a Colação de Grau aconteceria uma semana após... “Minha formatura é semana que vem, então quando você se formar, você vem pra cá!”... fora uma afirmação de um lado, e o convite, do outro!

Hermann lembrou também um momento inusitado na vinda de Renan, pois na época da pandemia, fisioterapeutas deixaram o Hospital Regional (aonde Hermann também trabalhava) e chega Dr. Ricardo cansado, e é avisado que fora deixado currículo na recepção! Ligou à Renan e o avisou que tinha três empregos para ele escolher... dentro do Regional, ali na Clínica (CIR), e futuramente num hospital a ser construído... “’Não, eu topo’! disse ele... mas os horários são loucos!”, explicou o futuro chefe! Formado pela UENP – Universidade Estadual do Norte Pioneiro, em Jacarezinho, Renan é de Carlópolis: “Fazem cinco anos que estou aqui. Pós-graduado primeiro em Ortopedia e Traumatologia, que era o que eu gostava, mas eu tinha em mim que eu precisava devolver o que me foi ofertado. A vida inteira em escola pública, universidade pública... eu precisava devolver aquilo que eu recebi, e hoje a menina dos meus olhos é a Neurologia, adulta e pediátrica, e acho que eu estou devolvendo o que eu ganhei!”.

Um bonito aspecto, também na área de Fisioterapia, é uma verdadeira doação, e espírito acolhedor a cada paciente, e fora citado pelo Oberekando, que por exemplo, aquele pai, que tinha seu filho adolescente e que ganhava todas as benesses e eram ambos, de grande apego, por vezes, hoje, ele, adulto e o pai, idoso, muitas vezes o cuidado não é o mesmo com o pai ou avô, ao dispensar o ente para as sessões de fisioterapia... e jamais, jamais se faz acepção de classe social, ou qualquer outro aspecto, e sim, este recebe todo o carinho e cuidado por parte dos profissionais! Explicou Dr. Ricardo: “A gente na Faculdade, já vem com essa, digamos assim, ‘criação’. A faculdade mostra pra gente que não se deve olhar para o paciente de forma diferente, um do outro! Pra nós, da porta pra cá, os pacientes são todos iguais, independente de credo, religião, ou classe social. O paciente, daqui pra dentro, a medida do possível, a gente tenta dar o mesmo tratamento a todos, independente de plano de Saúde. Você (Eu, Oberek, que aqui escrevo, e sou paciente da clínica neste momento) já teve a oportunidade de ver aqui, o atendimento particular, o atendimento Sus, o atendimento de convênios. Então, para nós, o paciente quando entra, ele é paciente!”.

Foi feita uma alusão especial também, à secretária do CIR, que como citou Hermann, “o primeiro contato com a Clínica, é contigo!”. Renilce Aparecida Teixeira Silva trabalha ali, desde 2013, e é também muito estimada por todos!

Any disse de sua especialidade, e que ainda existem diversos tabus a serem superados, neste campo pélvico, trabalhando com as áreas uroginecológica, continência urinária, continência fecal, tanto crianças, adultos, e idosos, e especialidade também com as gestantes, com ressalto ao pré-parto.  há necessidade de técnicas que por vezes, as pacientes ainda se sentem desconfortáveis, e até mesmo neste sentido, reforça-se ainda mais a importância da presença feminina, entre as doutoras, assim como ela – Any, também Hellen e Brenda, nos quadros do CIR. “Hoje em dia, a procura é grande! Inclusive ela não dá conta da quantidade de pessoas quem vem tratar isso daí. Precisam de duas Anys!”, disse Ricardo.

Foram deixadas saudações aos familiares dos entrevistados, pois é com eles, após um dia frutuoso de trabalho, que recarregam suas forças, e de quem recebem carinho!

O Centro Integrado de Reabilitação está localizado entre o Colégio Wolff Klabin e a Unimed, na Rua Luiz Adolpho Taques, 112, e tem o telefone (42) 9.8840 – 4681.

--