ONLINE
28




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


DO CORAL DA EDUCAÇÃO, MARIANE E JEAN

Os professores comentaram, felizes, deste retorno, e da alegria da criançada, que são os verdadeiros artistas!

25/08/25 às 09:18:23) Um agradável diálogo, com uma notícia ainda mais, foi feito com os professores, Mariane Prestes Miranda e Jean Silva, quando falaram sobre o retorno do Coral da Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba. Os alunos tiveram na última sexta-feira, o terceiro encontro, e estão todos animados!

A professora fez questão de iniciar a entrevista agradecendo ao secretário municipal de Educação, Eros Danilo Araújo, e a chefe de Divisão, professora Edina Guimarães, “que estão nos dando total apoio e autonomia para trabalhar com  essas crianças, e também, não tem como não agradecer aos nossos diretores, professores e coordenadores das escolas, que estão numa parceria com a gente, porque eles reúnem as crianças, colocam as crianças nos ônibus, elas vêm nos ensaios, e esta parceria não para aí. Nós temos os motoristas, que são os responsáveis em trazer as nossas crianças. Os pais, que permitiram que elas viessem ensaiar, e confiaram à nós os seus filhos, e nós agradecemos muito, e toda a Secretaria de Educação, não só professores, como funcionários, que de uma forma, ou de outra, estão envolvidos no coral de alunos. Não tem como funcionar um coral de mais de 100 vozes, com apenas dois professores – o Jean e a Mariane – tem um grupo de pessoas que estão dando suporte aí, o pessoal da alimentação, que nós temos na pessoa da Ana, o pessoal do Planejamento, enfim, todos, de uma maneira ou outra, direta ou indiretamente, estão nos auxiliando, para que o coral tenha, logo, apresentações lindas, porque eles realmente são artistas!”

O professor Jean, citou da alegria pelo trabalho desenvolvido, e que “o nosso objetivo maior são as crianças! As crianças de nossa Rede Municipal! Como a gente sempre costuma dizer, com a professora Mariane, trabalhamos com o que amamos, que é a música, e com o que temos de mais precioso, que são as crianças, um privilégio para nós!”.

A importância da música na vida de cada um, a vivência da professora, na música, bem como de seus familiares, sendo ela, cantora evangélica, sua irmã, Miriam, regente do coral El Shaday, da Assembleia de Deus, do Socomim, o pai, pastor Mirete, um nato louvador! Nesse sentido, remetendo ao coral, disse: “Além de que, na vida da criança, a música desenvolve o cognitivo, e a linguagem delas”, e lembrou que, desde os três anos de idade, já cantava na igreja, e teve incentivo, dos pais, dos pastores e da própria igreja.

Quanto a vivência musical de Jean, citou, que semanas atrás, conversando com um amigo, a respeito disso, “a gente foi tentar lembrar e ... achamos melhor não... (Com bom humor, brincando em não confessar idade) mas que são mais de 20 anos, são! Porque, como a professora Mariane bem disse, a música, somado ao ditado de que quem canta seus males espanta, e com certeza, porque um dos elementos da música é a harmonia, e onde existe harmonia existe paz, e tudo que é de mal, vai embora. Então, quando você se envolve no mundo da música, dificilmente você sai!”. Pode, nesse intervalo, até se dar um tempo, mas ela, sempre ali, permeando. “Estou há mais de 20 anos, entre banda, duplas que já tivemos também, e agora, solo, mas também, com alguns trabalhos paralelos, com banda, e logo vem ai uma apresentação, com um evento beneficente. A gente está sempre envolvido, de uma forma ou outra”.

Recentemente, no carnaval do Clube Atlético Monte Alegre, ele compôs o Conjunto Carro Velho, e foi, ao lado dos demais componentes, muito elogiado. Jean, assim como Mariane, coloca seu talento, também à disposição do Reino, cantando em suas respectivas igrejas!

 

O RETORNO DO CORAL

Criado em 2005, na administração do atual secretário de Educação, Dr. Eros, na época, prefeito municipal, com o advento da pandemia, houve uma pausa, e na volta de Eros, à gestão, como secretário de Educação, tendo a esposa, Rita, como prefeita, o retorno, também, das atividades do Coral! Tanto Mariane, como Jean, estão responsáveis pelos programas e projetos, não sendo apenas o Coral. Além de Edina Guimarães, a professora Edina Medalia, também dá grande apoio ao projeto. A professora informou também, que além da vivência de Jean, na música, ele também está terminando uma faculdade de Música, o que muito acrescenta: “Vem só agregar, no coral, enquanto experiência musical”.

Um agradecimento especial foi feito à prefeita Rita Mara de Paula Araújo, que teve a sensibilidade em apoiar a volta do Coral, assim como, também ao vice-prefeito, Jefferson Abreu.

A autenticidade do coração da criançada é algo que emociona. A única foto, individual com aluna componente do Coral, foi feita pelo Oberekando, devido a ela, toda feliz, comentar com Mariane, que no dia anterior da entrevista, dia 21, fora aniversário dela!

--