ONLINE
7




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

A


DIREÇÃO DE GERALDO SOLAK: Oportunidades do CEEBJA
DIREÇÃO DE GERALDO SOLAK: Oportunidades do CEEBJA

Professor discorreu sobre a importância de jovens e adultos na escola

d

2018-09-20 às 11:26:57) Na tarde desta quarta-feira, falou ao Oberekando, o professor Geraldo Solak, que é diretor do CEEBJA Professora Ronilce Aparecida Gallo Mainardes, que está localizado em anexo à Escola Leopoldo Mercer, nas proximidades da Praça dos Pinheiros, em Telêmaco Borba.

O CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos – é uma escola que atende a um público diferenciado, e são aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade e por diversos motivos, seja por trabalho, abandonar a escolaridade na idade ideal, normal (de concluir seus estudos)” e sendo o objetivo da instituição e sua função social, buscar uma equalização, uma reparação e qualificação destas, que não puderam estudar na idade regular para eles.

Para o Ensino Fundamental o CEEBJA admite alunos acima de 15 anos, e para o Ensino Médio, 18 anos. Importante observar que trata-se de uma escola presencial e o que a difere das demais escolas é que a matricula é feita por disciplina, podendo, dependendo da carga horária, fazer-se até três delas, na semana.

O diretor explicou que T.Borba está com IDH pouco acima da média do Estado, porém, o indicador relacionado à escolaridade de adultos acaba reduzindo esse percentual: “Temos hoje em Telêmaco cerca de 19% da população analfabeta”, no que diz respeito à jovens e adultos, citando que se tem um longo caminho à percorrer para este sanamento. É necessário buscar, além do acesso dos alunos à instituição, que eles permaneçam e concluam seus estudos, “o que nós chamamos de acesso, permanência e sucesso!”.

 

EMPRESAS TÊM ESTIMULADO QUE FUNCIONÁRIOS SE MATRICULEM

O interesse das empresas e a solicitação que seus alunos venham à escola têm sido observados por Solak, e isso é de grande importância, pois a melhora no nível de escolarização vai implicar diretamente nos níveis de segurança, saúde e produtividade. Outro fato é que mais de 70% da população carcerária no Brasil, disse ele, não possui Ensino Fundamental, então este é outro fator que a escolaridade acaba, sobremaneira, influindo: A socialização.

O Incentivo de empresas para que seus alunos estudem, é a parceria, por exemplo, existente com a Braslumber. É pretensão, neste viés, informou Geraldo, estabelecimento de parceria com o Sine (Agência do Trabalhador), em ser ali, um ponto de matrículas de novos estudantes.

A Escola possui também, além da primazia em disciplinas habituais, o curso de Inclusão Digital, de informática básica.

 

RECONHECIMENTO

s

A escola foi tema na Revista Inovação em Gestão Pública do Paraná, por ter sido vencedora deste prêmio instituído ano passado, em Boas Práticas de Gestão, “devido ao trabalho de nossa equipe, bastante comprometida e coesa”, vindo do CAF - Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, num valor de seis mil reais, da Secretaria de Educação do Estado.

Klabin Falconi foi outra premiação, contemplando a Inovação e Gestão.

Escola Destaque no ano passado, veio do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

 

PARA SE TORNAR UM ALUNO E BENEFÍCIOS

No final do ano deverá acontecer a abertura das matrículas, para o ano de 2019. É necessário que os interessados estejam munidos do histórico escolar, que será avaliado pela escola. Podem acontecer reaproveitamento de disciplina a quem já as tenha cursado em séries anteriores já estudadas.

Alguns detalhes que também fazem a diferença é que logo ao se matricular, há, devido à parceria com a Prefeitura, a indicação ao aluno, de que existe e qual o horário, o transporte escolar gratuito: “Pois recebemos alunos de todo o município aqui”, observou o diretor.

É servido lanche antes que o estudante adentre à sala de aula, e especialmente observando que a grande maioria é de trabalhador, a escola disponibiliza chuveiro para que este possa ter seu banho, caso necessite.

O diretor Geraldo Solak, a pedido do Oberekando, discorreu de seu currículo e sua importante contribuição à Educação de Telêmaco Borba, onde estão inclusos, por Exemplo, o Colégio Presidente Vargas, Escola São Pedro e o Sesi, dentre outros.