ONLINE
20




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Dia Mundial Sem Tabaco em Telêmaco
Dia Mundial Sem Tabaco em Telêmaco

Data foi de ações preventivas em saúde

FONTE: PMTB

d

2019-05-31 às 09:32:15) O Ambulatório Municipal de Controle ao Tabagismo em parceria com a coordenação do Setor de Saúde Bucal do Município realizou nos dias 28 e 29 de maio, no Ambulatório Central de Odontologia, anexo ao antigo SUS, orientações sobre a prevenção ao uso do tabaco, com a participação dos dentistas que atuam pela Secretaria Municipal de Saúde.

As ações fizeram parte do Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como data específica o dia 31 de maio.

De acordo com Dra. Circe Lourenço Nunes, coordenadora do ambulatório, a intenção foi expandir o trabalho preventivo com a parceria do setor odontológico. “É muito importante que os dentistas da rede municipal possam realizar esta primeira abordagem aos tabagistas. A união de esforços visa detectar precocemente doenças causadas pelo tabaco para que possa trata-las”, explica.

A médica abordou o tema da campanha, atualizações sobre o tabagismo e o tratamento.

Para o Dr. Paulo Marcelo Nocêra, coordenador do Setor Odontológico da Prefeitura, é importante esse trabalho feito em parceria. “Sem dúvida, é de suma importância esse trabalho desenvolvido pela Dra. Circe e que necessita contar com o apoio dos setores da Saúde e a Odontologia tem esse compromisso”, afirmou.

Dr. Paulo alerta para o alto índice de cânceres bucais ocasionados pelo tabagismo. “A cada 10 casos de câncer de boca, ao menos oito são de pessoas que usam frequentemente o tabaco”.

Nocêra compreende que essas ações propostas pelo ambulatório também sejam mantidas pelos médicos, enfermeiros e que se crie uma rede de suporte para esses pacientes.

Dr. Paulo destacou que a Administração Municipal, por meio do prefeito Dr. Marcio Matos, está trabalhando para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o qual está em fase de estruturação, localizado nas dependências ao lado do antigo SUS, onde poderá se prestar todo o atendimento quanto a diagnóstico e tratamento de lesões cancerizáveis da boca.

O Ambulatório Municipal de Controle ao Tabagismo atende de segunda a sexta, das 8h às 12 e das 13h às 17h, na Avenida Edmundo Mercer Junior, anexo ao antigo SUS, telefone 3904-1537.

 

DIA MUNDIAL SEM TABACO

A doutora Circe Lourenço Nunes, coordenadora do O Ambulatório Municipal de Controle ao Tabagismo, compartilhou algumas informações importantes a respeito do dia 31 de maio.

Recentemente, o OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou que o tema Dia Mundial Sem Tabaco 2019 é sobre “tabaco e saúde pulmonar”. A campanha tenciona aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o tabaco causa à saúde pulmonar, além de alertar sobre o risco de câncer e outras doenças respiratórias crônicas.

Também se versará sobre o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas. A campanha serve como um chamado à ação, defendendo politicas eficazes para reduzir o consumo do tabaco e o engajamento de vários setores pelo controle do tabaco.

A Ong Aliança Contra o Tabagismo (ACT) está fazendo uma campanha paralela intitulada: #ContaDoCigarro. Utilizando-se das redes sociais faz um alerta quanto aos danos do tabagismo à sociedade brasileira, especialmente ao setor público de saúde, e em apoio à ação da Advocacia Geral da União (AGU). Para obter mais informações sobre a campanha da ACT sobre custos do cigarro para a sociedade basta acessar: www.contadocigarro.org.br.