ONLINE
39




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


Desenvolvimento de hábitos saudáveis
Desenvolvimento de hábitos saudáveis

Projeto é praticado com os alunos da rede municipal

FONTE: PMTB

05/12/25 às 07:49:23) Cultivar hábitos saudáveis é o principal objetivo do projeto “Cuidar de si é viver melhor - Hábitos de saúde no dia a dia”.

O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Emília Steiger e no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEMBJA) envolvendo as crianças, jovens e adultos em atividades que visam promover a consciência de uma vida saudável gerando bem-estar físico, mental, emocional e social.

No conteúdo, alimentação saudável, higiene pessoal e bucal, cuidados com o corpo e com o ambiente, prevenção de doenças, importâncias do sono e do lazer, emoções e saúde mental, atividades físicas e recreação.

Na prática, os assuntos são repassados de acordo com a faixa etária. As crianças recebem o conteúdo de forma mais lúdica com roda de conversas, jogos da higiene (memória, bingo, dominó temático), circuito de atividades físicas, produção de desenhos e texto sobre o tema.

Para os jovens e adultos o conteúdo é repassado com debates, pesquisa, oficinas, dinâmicas, caminhada e exposições.

A responsável pelo projeto, a farmacêutica Cinthia Celene Benck de Lima, destacou o envolvimento dos alunos. “Não esperava uma receptividade tão grandes dos alunos, professores e coordenação. Todos se envolveram e participaram das atividades e foi possível agregar novas e boas informações de modo didático de acordo com as diversas faixas etárias”, ressaltou.

Para ela, o aproveitamento dos alunos foi positivo, eles participaram ativamente das ações propostas sugeridas, além de interagirem. “As aulas de microscopia eram as mais aguardadas pelos alunos”, destacou.

Na avaliação da diretora do CMEBJA Sirlene Reis de Souza o projeto veio ao encontro do que a instituição busca para os estudantes do CMEBJA, que é aliar teoria e prática”. “As abordagens realizadas pela professora Cinthia possibilitaram aos estudantes uma vivência prazerosa e única”, enfatizou. Sirlene destacou também que os temas abordados pela professora foram pertinentes e possibilitaram que os estudantes se tornassem protagonistas. "Foi satisfatório ver o olhar curioso e deslumbrado dos estudantes ao utilizarem o microscópio", finalizou a diretora corroborando com a visão da professora Cinthia.