ONLINE
6




Partilhe esta Página

a

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


DENILSON THOMAZ FERREIRA FALA DAS ELEIÇÕES 2020
DENILSON THOMAZ FERREIRA FALA DAS ELEIÇÕES 2020

Ele é chefe do Cartório Eleitoral em Telêmaco

S

2020-09-09 às 10:00:46) No final da semana que passou, quem prestou importantes esclarecimentos a respeito do pleito municipal que vai acontecer no dia 15 de novembro, foi Denilson Thomaz Ferreira, chefe do Cartório da 111ª Zona Eleitoral, que compreende aos municípios de Telêmaco Borba, a sede, e Imbaú. O corre-corre, a alegria de tantos anos com ilibado trabalho à frente desta ação, e também situações novas devido a pandemia, foram citadas por ele.

“Este é o nosso fim: Trabalhar em prol da comunidade, e procurar prestar isto da melhor forma possível, sempre contribuindo pro fortalecimento de nossa democracia”. Sobre o momento diferenciado não só em Telêmaco, mas no Brasil e no mundo, explicou: “Por causa da pandemia, diminuiu muito este tempo para preparação, mas tarefa foi dada, e missão dada é cumprida. Estamos trabalhando para que no dia 15, assim como das outras vezes, possamos oferecer um ambiente digno, e com segurança agora não é, para que o eleitor possa exercer livremente o seu direito de escolha”.

 

HORÁRIO PREFERENCIAL DOS IDOSOS E DESSES, UMA LIÇÃO DE CIDADANIA

Das 07 às 10 da manhã, ficou estabelecido como preferencial aos idosos no dia da votação. Todos serão atendidos, mas eles, neste período sobretudo, terão preferência. Para esta decisão, fora levado em conta também, que pela idade, eles compõem uma das categorias de grupo de risco na prevenção quanto ao Covid19.

As pessoas com mais idade, e especialmente aqueles que tem facultativo, se desejam ou não votar, deram uma grande lição de cidadania, já no recadastramento, conforme informou Denilson: “Teoricamente, em nosso país, acima de 70 anos, o voto é facultativo. Mas não... eles vieram e se recadastraram, para continuar exercendo o seu direito de voto”. Ele também ressalta a experiência de país e de vida que essas pessoas têm, e o montante que já aprenderam: “A vida ensina, e eles aprenderam que este direito não deve ser tolhido”.

 

CONVENÇÕES, CALENDÁRIO ALTERADO COM INÍCIO DA PANDEMIA

As convenções se iniciaram no dia 31 de agosto e poderão ser realizadas até este dia 16. Até o dia 26 de setembro, serão acatados os registros de candidaturas, junto à Justiça Eleitoral. Após isso, cabe ao Cartório, a publicação do Edital oficial, com os nomes daqueles que pediram o registro. Após isso, existirá todo trâmite, como julgamento e regularidade da candidatura, aonde finalmente, saber-se-ão quais nomes vão para as urnas.

O chefe do cartório, ao responder se a população tem sido cordial e compreensiva com o trabalho da Justiça Eleitoral na Comarca, disse que sim: “Felizmente, a nossa comunidade é muito amigável, tanto os nossos eleitores, como os políticos, porque são os nossos clientes. Acrescentou que sempre procura comparar o trabalho de preparação de eleição, como um grande show, no caso o termo tão usado que é a festa da democracia, onde enfatizou ele, “especialmente, possibilitando a igualdade de condições a todos”.

 

ATENDIMENTOS NO CARTÓRIO, POR EMAIL

Num atendimento de emergência que se faça necessário, ao eleitor, este está sendo feito por email, neste endereço: zona111@tre-pr.jus.br  . O interessado faz uma imagem de um documento com foto frente e verso, e ele, via self, segurando o documento, e no corpo do email, a solicitação. Os prazos determinados pela Justiça Eleitoral para tratativas corriqueiras com o eleitor em termos, por exemplo, de fazer o título ou o transferir, já se passaram, mas estas situações aqui colocadas, apenas em ocasiões excepcionais.

No final da entrevista, foi feita saudação à juíza eleitoral que presidirá, em Telêmaco, o pleito do dia 15 de novembro, Dra. Adrianna Correa dos Santos Artin.

--

D