Saúde informa aumento de 149,8% nos casos
FONTE: PMTB
2023-03-14 às 09:46:36) O Ministério da Saúde emitiu na última semana um alerta no aumento dos casos de dengue em 2023 em relação ao ano passado. O Paraná foi um dos estados mais afetados, com aumento de 149,8% em relação ao mesmo período de 2022.
Entre a semana 01 a 09 do ano epidemiológico de 2022, o Paraná registrava 6.578 casos. Já no mesmo período deste ano, os casos deram um salto para 16.438 casos, o que deixou o estado em alerta.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também registrou um aumento de casos suspeitos em Telêmaco Borba, porém alerta que epidemiologicamente, na cidade, o aumento significativo de casos acontece nos meses de abril e maio.
Devido a isso e também a grande quantidade de chuvas que vem caindo nas últimas semanas, a SMS alerta que é importante a adesão de toda comunidade às medidas de prevenção. Que também devem redobrar a atenção a qualquer tipo de deposito de água parada, dentro e fora de nossas casas.
A SMS ALERTA PARA OUTROS CUIDADOS CONTRA A DENGUE:
ATENTE-SE AOS VASOS DE PLANTAS
Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
LIVRE-SE DE OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA
Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
ARMAZENE GARRAFAS DA FORMA CORRETA
Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
EVITE A CONTAMINAÇÃO DE CALHAS E CAIXAS-D’ÁGUA
As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
HIGIENIZE RECIPIENTES QUE ARMAZENAM ÁGUA
Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
TENHA CUIDADO COM O LIXO
Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
UTILIZE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.
DENGUE PODE MATAR: AO TER SINTOMAS, PROCURE UM MÉDICO
Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males.
Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência ou com o clínico geral, para obter o tratamento mais adequado.