ONLINE
10




Partilhe esta Página

S

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

D

S

C

S

S

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


DA BATISTA BETEL, APÓSTOLO JOÃO RODRIGUES
DA BATISTA BETEL, APÓSTOLO JOÃO RODRIGUES

Ele trouxe reflexão e mensagem ao coração

s

2019-08-02 às 12:14:17) A manhã de ontem (1º/08), foi de diálogo do Oberekando com o apóstolo João Maria Rodrigues, que preside a Igreja Batista Betel de Telêmaco Borba desde 1º de maio de 2001. Ele, que nasceu em 12 de julho de 1954, teve sua vida profissional de 28 anos, na área de RH da Klabin. É autor do livro “12 homens e uma Paixão”. Pai de Josiane Martins Rodrigues Benevenutti Fontes e Adriano Martins Rodrigues, é esposo da pastora Sônia Maria Martins Rodrigues, e elencou inúmeros e chamativos assuntos, nesta entrevista que se segue, topicalizada:

 

ABRANGÊNCIA DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS: “Em nossa igreja nós temos procurado trabalhar, alcançando todas as faixas etárias, para crianças, adolescentes, casais, homens, mulheres, para a melhor idade, então a gente fica feliz”. Relacionado ao trabalho com jovens e adolescentes, disse: “O nosso papel é este, de resgatar essa juventude, esses adolescentes, falando de valores e princípios cristãos”.

 

VIAGEM A PARANHOS E PROJETOS SOLIDÁRIOS: Uma iniciativa da Igreja Batista, levou também o Projeto Arena para Paranhos, no Mato Grosso do Sul recentemente. Neste, a distribuição da Palavra, de roupas e calçados aos mais carentes e uma tarde de lazer, com Futsal. “Nosso papel é servir. É isso que queremos fazer e é para isso que nós existimos. Eu sempre uso uma frase que diz assim ‘quem não serve, não serve’.  Entre tantas iniciativas neste viés, também a Loja Solidária, que recentemente aconteceram em Ortigueira e Tibagi: Nelas, as pessoas pegam aquilo que vai servir a sua família em roupas, e o único pagamento é um abraço. O coração generoso dos telêmacoborbenses é fato, citado pelo apóstolo, com alegria, quando se trata em fazer doações aos mais necessitados.

Atos filantrópicos da Batista, vão além fronteira, como num orfanato no Haiti. Missionários estão no Nepal e na Zâmbia, por exemplo.

 

RELAÇÃO BRASIL E ISRAEL: Respondendo como vê um novo momento na relação do Brasil com Israel, disse-se muito feliz. Tendo estado lá por duas vezes, citou que quando se visita o local, “é como se você estivesse caminhando pela Bíblia, em tudo aquilo que você já leu e já estudou. Então a emoção é muito grande”. Diz ainda: “Quando nós oramos e abençoamos a nação de Israel, certamente nós seremos tremendamente abençoados também!”.

 

FÉ MOTORIZADA: O Esquadrão de Cristo e Águias de Cristo são dois grupos, ministérios, que pregam sem necessitar abandonar seu gosto pelas motocicletas: Pelo contrário, a usam como instrumento de pregação. Kleyton, mais conhecido como Karijó, e pastor Jonei Peres, que inclusive é presidente da Regional Sul, foram citados.

 

CAFÉ DA MANHÃ, DIA 18, NA PRAÇA DA FAMÍLIA. ADQUIRA SEU CONVITE

Mais um ato de solidariedade, no dia 18 deste mês, na Praça da Família, ao valor de R$ 20,00, estará sendo realizado um Café da Manhã, com auxílio a uma pessoa que fará uma cirurgia, cujo valor aproximado é de 40 mil reais, e também uma outra, que necessita de uma prótese. Os cartões estão sendo vendidos na secretaria da Igreja Batista (Telefone (42) 3272-8564, ou com algum dos pastores.

 

CENTRO BETEL DE ADORAÇÃO (CBA): REFERÊNCIA DE ESPAÇO A GRANDES EVENTOS EM T.BORBA, E CLARO, PREGAÇÕES

S

Chegou um momento, de acordo com João, que a sede, na Rua Tiradentes, já não comportava o número de pessoas que iam até lá. Mesmo com três cultos aos domingos, aconteciam por vezes de 200 a 300 pessoas ficarem do lado de fora do templo. Com dois mil metros quadrados e capacidade para 2100 pessoas, o CBA fica localizado no Jardim Alegre em Telêmaco.

No dia 31 de dezembro, de 2012, oito meses após o início da construção, foi realizado o primeiro culto no Centro de Adoração. Outra conquista também, o Acampamento Betel.

O espaço do CBA está aberto para locação a eventos como palestras, formaturas, e momentos empresariais. O contato para tal pode ser feito pelo telefone (42) 3272-8564.

Na noite da apresentação do Coral Watoto, de Uganda, na África, que encantou a todos, foi possível ver a dimensão e importância deste espaço. A surpresa para a Batista Betel de Telêmaco, foi que a procura pelo CBA partiu da coordenação do coral, e não o contrário, e isso, revelou o apóstolo, foi de grande alegria.

 

EVENTOS NA PRAÇA DA FAMÍLIA E PAPEL DAS IGREJAS NESTE MOMENTO DE PAZ

Além das políticas públicas que vem sendo adotadas e felizmente, neste momento, apaziguou-se a cidade, o papel das igrejas é preponderante. Diversos eventos na Praça da Família que as envolvem, e nos próprios templos e todas as denominações, a exemplo da comunidade católica e evangélica, têm clamado por Telêmaco. “Vejo o papel das igrejas, aqui de Telêmaco Borba, fundamental! Porque a gente procura tirar esses jovens, do vício, das drogas, do álcool, e passar princípios e valores cristãos para eles. Isso faz com que se reduza o índice de violência. Eu louvo a Deus e vejo que também tem ações, da Prefeitura, do prefeito, da comunidade e também tem a nossa participação, como igrejas evangélicas, igrejas cristãs. A igreja católica tem trabalhado, se movimentando nesse sentido de pregar a palavra para esses jovens”.

Disso ainda, ele lembrou que amanhã, sábado, dia 03, acontece a celebração de jovens, onde cerca de 700 deles estarão no Centro Betel.

 

PALAVRÕES E EXPRESSÕES DE BAIXO CALÃO

O Oberekando, mesmo que de forma que possa ser utópica, está se empenhando para levar aos jovens, adolescentes e crianças, a conscientização de que o clima de palavrões em excesso usados por essas faixas etárias, em Telêmaco Borba, mas não só aqui, está estarrecedor.

É constrangedor sair com familiares, com crianças, que buscam diálogo saudável, e do nada, ter que escutar os mais “cabeludos” palavrões, e falados com a mesma facilidade, como se troca de roupa! Se existe a liberdade de expressão e “se a rua é pública”, existe também o respeito as pessoas, que primam por “respeitar” as demais, ao ter diálogos saudáveis e construtivos: “Olhando pra isso, percebemos a importância da educação na casa, do próprio lar. Precisa começar conosco, os próprios pais. A gente precisa começar a colocar limites. A Bíblia fala em Provérbios 22,6 ‘ensina a criança o caminho que deve andar e mesmo depois de velho não se desviará dele”, compartilhou o apóstolo, quanto ao tema. O papel da escola também, é primordial nessa coibição. Nesse momento, lembrou que a Batista tem os cultinhos, com crianças a partir dos seis anos de idade, e que fora implantado o projeto Gideões Mirins, inclusive com formatura próxima: ”Nós, como pais, precisamos incutir na mente de nossos filhos, valores e princípios, para que possam ter sucesso na vida”.

 

A ESPOSA, PASTORA SÔNIA

S

O momento de falar da esposa, Sônia, foi belo, bem como lembrar os 42 anos de casamento, dessa dupla, que se conheceu muito jovem, já na igreja. Ambos, sempre próximos com os pais indo a igreja, participaram em sua época, da escola bíblica dominical: “Eu tenho o privilégio de estar casado com uma mulher que é incentivadora, que me respeita, que me honra, que tem sido tão especial, tão especial! Eu tenho uma família que eu tenho que levantar as mãos pro céu e agradecer”.

 

AGRADECIMENTOS A FAMÍLIA BATISTA BETEL

A equipe hoje é composta por 22 pastores, homens, mulheres e jovens, que o têm ajudado bastante, e registrou João Maria a eles, os agradecimentos. Na entrevista na íntegra no vídeo abaixo, ele faz um convite a todos que queiram conhecer o trabalho da Igreja Batista Betel, tanto com programação na sede, como no Centro de Adoração Betel, inclusive, citando os horários. Também acontecem as células e para quase todas as idades, nas casas. “Então você é bem-vindo. É um privilégio muito grande recebê-lo na nossa igreja. A Igreja Batista Betel é uma igreja que ama você!”.

LEIA TAMBÉM:

CORAL WATOTO LOTA CENTRO BETEL DE ADORAÇÃO. Em T.Borba, crianças da africana Uganda emocionaram o público