ONLINE
31




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

AWEF

ds


CURIÚVA: NOTA DE ESCLARECIMENTO

Revitalização da Avenida Antônio Cunha e retirada de árvores

FONTE: PMC

2025-02-20 às 09:25:31) Com a retomada da obra de revitalização da Avenida Antônio Cunha, a Prefeitura tem recebido alguns questionamentos quanto ao corte de árvores ao longo da via.

Um dos principais objetivos da obra é a melhoria na mobilidade e acessibilidade a todos os pedestres. Para isso, as calçadas estão sendo padronizadas, com a utilização de pavers e remoção de desníveis e obstáculos.

Segundo a normas da ABNT, o passeio precisa ter uma largura livre de pelo menos 1,5m, permitindo o tráfego de cadeirantes e deficientes visuais. Desta forma, a maioria das árvores existentes na Avenida não estava adequada a esta norma. Além disso, muitas delas estavam com a raiz comprometida e outras eram de espécies inadequadas para o uso sob os fios de energia.

Assim, apesar de infelizmente muitas árvores tiveram que ser removidas, ao final da obra o número de árvores na Antônio Cunha será muito maior. Até então, a Avenida tinha somente 25 árvores, a maioria delas na primeira metade da rua. Agora serão plantadas mudas em toda a sua extensão. Como pode ser visto nas três primeiras quadras já reformadas, estão sendo plantadas espécies adequadas ao uso urbano, como a resedá, cujo tronco é mais fino e a copa não atinge a fiação, e o ipê, no lado da rua onde não houver postes. Falando em ipê, é bom lembrar que o belo ipê existente próximo ao Banco do Brasil NÃO SERÁ CORTADO.

Por fim, salientamos a preocupação constante da nossa Secretaria de Meio Ambiente com a arborização da cidade. Já são mais de 600 árvores plantadas em âmbito urbano nos últimos anos em ruas, praças, parques e pistas de caminhada. E o trabalho não para: em breve será realizado o plantio de mais mudas na Praça Constante Borges, juntamente com término do paisagismo, com instalação de floreiras e canteiros.

--