ONLINE
221




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Curiúva incentiva produção orgânica e arborização
Curiúva incentiva produção orgânica e arborização

Trabalho tem parceria da Prefeitura e UEPG

FONTE: PMC

s

2019-05-21 às 07:21:15) Desde de maio de 2018 o Laboratório de Mecanização Agrícola (Lama), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, vem desenvolvendo Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, atuando na implementação do Manejo Ecológico de Pastagens, produção de hortaliças orgânicas com viés de certificação e comercialização, e elaboração de Plano Diretor de arborização urbana no Município de Curiúva.

O projeto é totalmente gratuito para os agricultores, pois é custeado pela Prefeitura. O mesmo ainda conta com apoio da Emater, Secretaria de agricultura de Curiúva e Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios - NEAT de Bandeirantes-PR.

Ao final da certificação o agricultor familiar pode estar comercializando sua produção como orgânica e uma das opções de comercialização é o projeto Comércio Justo, de iniciativa do LAMA-UEPG. Nesse projeto cria-se um grupo de consumidores em um estabelecimento, seja este público ou privado, onde então um grupo de agricultores ecológicos fará uma vez na semana a entrega de uma sacola recheada de produtos orgânicos da estação. Um dos objetivos do projeto é fazer com que haja a interação consumidor/agricultor, para que estes possam trocar experiências sobre como ocorre a produção no campo e a mudança no hábito de consumo de alimentos, fazendo com que este passe a ser feito de uma maneira mais consciente e saudável, além de auxiliar na renda dos agricultores e no bolso dos consumidores, que além de estarem consumindo um produto orgânico estarão pagando um preço justo por este.

Além de todas as atividades que vem sendo desenvolvidas junto aos agricultores familiares da região, o Lama também vem auxiliando na arborização urbana do município e criação de unidades de conservação ambiental, isso é muito importante, pois além de preservar a biodiversidade e fornecerem sombra, as árvores tem papel importante na mitigação dos gases causadores do efeito estufa.

 

(Texto: Anderson Farias - Eng. Agrônomo LAMA/UEPG)