ONLINE
16




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


Curiúva faz chamamento à agricultores familiares

Foco é o contrato com o município para fornecimento de produtos à merenda

FONTE: PMC

2024-05-29 às 07:36:12) O Aviso de Chamada Pública 02/2023, postado recentemente no site da Prefeitura de Curiúva convida Agricultores Familiares interessados a se cadastrarem para serem fornecedores de legumes, vegetais folhosos e alguns tipos de frutas para merenda das 8 escolas municipais e APAE.

Este processo de compra ocorre anualmente gerando um contrato temporário entre Produtor e Entidade Executora (Prefeitura Municipal). Os valores são cotados por meio de pesquisa e média de preços do mercado local e não há concorrência entre produtores. Todos os projetos de venda são selecionados quando dentro das normas estipuladas no edital.

Os produtos são solicitados aos produtores de acordo com a sazonalidade e produção local. Os cronogramas são discutidos entre produtor e nutricionista para facilitar a logística dos produtos conforme área do plantio e endereço da Escola.

“Estas preparações normalmente, são discutidas entre as colaboradoras da Alimentação Escolar e a Nutricionista, priorizando ‘comidinhas mais caseirinhas’, conforme estabelecido no Guia Alimentar para a População Brasileira, assim estamos também estimulando hábitos alimentares saudáveis através de uma alimentação escolar de qualidade ”, explicou a nutricionista municipal Danielle Bonow.

O fornecimento dessas refeições é baseado na aceitação diária, algumas preparações são as vezes retiradas do cardápio e outras são analisadas e inseridas, sempre priorizado a alimentação saudável.

“A compra direta dos produtores rurais familiares é muito importante, pois temos garantia da qualidade dos produtos, da diversificação dos gêneros alimentícios e valorizamos os trabalhadores de nosso município, fortalecendo a agricultura local”, declarou a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Moura.

O produtor rural curiuvense Valdir Figueiroba, trabalha com hortaliças há 30 anos, e há 12 entrega seus produtos para merenda escolar. “Eu primo pela qualidade do que vendo, este contrato com a prefeitura tráz mais renda e segurança para mim e minha família. É uma renda garantida no final do mês", disse.